CASC entrega brinquedos ao Centro de Visitação Assistida
O Centro de Visitação Assistida do Tribunal de Justiça de São Paulo (Cevat) inaugurou na última sexta-feira (28) sua brinquedoteca. Para colaborar com o projeto, que tem por objetivo amenizar o sofrimento das crianças que vivenciam conflitos familiares e utilizam o espaço, o Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal (CASC) entregou kits de brinquedos arrecadados na Campanha Natal Solidário.
O Cevat é um espaço destinado a promover encontros entre pais e filhos impedidos de ter convivência particular por motivos distintos, como desajuste social e/ou comportamental e histórico de violência contra as crianças. Esses encontros são acompanhados por assistentes sociais e psicólogos que, no final da visita, elaboram relatórios sobre as atividades da família e o comportamento da criança.
O centro vem passando por reformulações, inclusive na estrutura, e recebeu uma decoração agradável para receber as crianças que passam algumas horas no local. Além da brinquedoteca, o espaço oferece livros, lousa e jogos.
O coordenador da Infância e da Juventude do TJSP, desembargador Antonio Carlos Malheiros, representando o presidente da instituição, desembargador Ivan Sartori, falou da luta para aprimorar o atendimento do Cevat "e para proporcionar às crianças, que já estão traumatizadas com a situação familiar, um pouco de risos e gargalhadas".
A juíza coordenadora do Cevat, Tarcisa de Melo Silva Fernandes, afirmou que "precisamos aprender a transformar os nossos sonhos em realidade e, acima de tudo, termos uma disciplina interior para manter acesa a chama do nosso ideal. O gesto deste dia é bem eloquente neste sentido. Acreditamos num Brasil justo, onde os valores insculpidos no artigo 3º da Constituição Federal, não sejam apenas um norte, mas um porto seguro. Se atualmente existem situações que desafiam uma maior reflexão sobre o sistema, felizmente, há alternativas que nos conferem a certeza de que aquele objetivo não está tão distante".
A presidente do CASC, Claudia Sartori, assegurou que o Comitê tem desempenhado papel fundamental junto à nova gestão com uma aproximação maior da família forense e a sociedade. "Buscamos os mesmos pilares, com a valorização do ser humano e transparência nas atitudes", disse.
Claudia fez um breve relato das campanhas promovidas pelo setor e salientou que a entrega de brinquedos representa mais que uma doação, representa a participação e preocupação pelo bem comum de cada voluntário. "Nós, do CASC, desejamos de coração que esses brinquedos possam trazer às crianças que entrarem aqui, conforto e alegria que elas tanto merecem", finalizou.
O coordenador da Família e das Sucessões, desembargador Jurandir de Sousa Oliveira, relembrou o surgimento do Cevat e transformações ocorridas desde a década de 60. "O Cevat quase acabou. Felizmente, o Conselho Superior da Magistratura entendeu que deveria continuar e ser reformulado, descartando a hipótese de sua extinção". Ele garantiu que a Comissão que cuida do Cevat tem galgado passos para melhor atender as crianças. Agradeceu a doação feita pelo CASC e ao desembargador Malheiros, que também conseguiu brinquedos para o Centro.
Da cerimônia participaram a juíza auxiliar da CGJ, Maria de Fatima Pereira da Costa e Silva e a coordenadora emérita Maria Cecília Barreira, além de magistrados e servidores.
CASC – o Comitê foi instituído pela Presidência do TJSP pela Portaria nº 8.559, em abril de 2012, para suprir a necessidade de integração do Poder Judiciário com a sociedade e atuar na promoção e defesa dos direitos humanos, considerando que o Tribunal de Justiça não pode estar alheio às necessidades da sociedade, devendo, dessa maneira, conciliar o serviço judiciário e as ações sociais. Para sua criação, considerou-se, ainda, os princípios que norteiam a transparência, a responsabilidade social, a cidadania, a inclusão social e a valorização da vida além da necessidade de práticas sociais inovadoras, com ações direcionadas para a população.
Comunicação TJSP – LV (texto) / AC (fotos)