Secretaria de Gerenciamento de Recursos Humanos – A caminho da informatização

SGRH coordena vida funcional dos 43 mil servidores do TJSP

 

        Imagine um local com 43 mil prontuários, ocupando um andar inteiro de um prédio. Imagine também que esses prontuários sofrem alterações diárias, durante aproximadamente trinta anos, registrando, ao fim desse período, uma média de dez novos apontamentos cada. Imagine uma instituição, com o mesmo número de servidores – 43 mil –, dos quais 15 mil estão na capital do Estado e 28 mil no interior. E um setor para tomar conta de todo esse material.

        Essa é apenas parte da estrutura da Secretaria de Gerenciamento de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça de São Paulo (SGRH), responsável por gerenciar, coordenar e executar as atividades relacionadas à administração da folha de pagamento, vantagens funcionais, frequência e benefícios dos servidores do Tribunal.

        A gerência de toda essa máquina, que conta com 220 funcionários, está a cargo da secretária Diva Elena Gatti da Mota Barreto, que trabalha no TJSP desde 1978 e assumiu o departamento em 2009, quando foi implantada a atual estrutura do setor. Hoje, a Secretaria conta com duas diretorias – a SGRH 1, responsável pela folha de pagamento e vantagens funcionais dos servidores, sob o comando de Lia Maris, e a SGRH 2, que cuida da frequência e dos benefícios dos funcionários, dirigida por Fátima Rendohl.

        Diante da complexidade do trabalho realizado, a secretária sintetiza as atividades desenvolvidas pelo departamento. “Cuidamos de toda a vida funcional do servidor, desde o momento em que ele toma posse até sua aposentadoria ou eventual desligamento. Somos responsáveis pelo pagamento de salários, férias e indenizações, além de gerenciar a frequência de cada um”, diz.

        Para atender às necessidades e à crescente demanda, o departamento tem concentrado esforços na otimização de suas atividades por meio da informatização, que promete possibilitar ao servidor o acesso a todo o seu histórico funcional por meio de um sistema online. “O foco hoje é eliminar o papel do nosso cotidiano e, para isso, estamos desenvolvendo um sistema que vai criar o prontuário eletrônico. O servidor conseguirá acessar toda sua vida funcional, podendo, por exemplo, fazer uma previsão de quando irá se aposentar”, relata Diva.

        Mas o trabalho, como não poderia deixar de ser, é árduo e tem se tornado possível em razão do esforço conjunto dos servidores do departamento. A equipe de funcionários – muito comprometida e envolvida com os projetos, segundo a secretária – orienta suas atividades no bem-estar dos próprios servidores. Exemplo disso é um recurso, disponibilizado no último dia 1º, que permite ao funcionário solicitar licença-prêmio por meio eletrônico, eliminando toda a burocracia anterior, que impunha a necessidade de envio do ofício, via malote, ao Centro Administrativo do TJSP para ser protocolado. Os pedidos de férias já vinham sendo feitos eletronicamente.

        Outros projetos estão na pauta da Secretaria para este ano. Diva afirma que, apesar da dificuldade de incluir o histórico dos servidores no novo sistema e colocá-lo em funcionamento, a expectativa é das melhores. “O desafio é gigantesco, mas crescemos muito profissionalmente. Todos os dias nos deparamos com situações novas, pois trata-se de um sistema muito complexo. Estamos priorizando esse desenvolvimento e devemos finalizá-lo em breve”, prevê.

        NR: Texto originalmente publicado no DJE de 10/7/13

 

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / DS e MA (fotos)

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