TJSP participa de comemoração de aniversário da Revolução Constitucionalista
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, participou na manhã de ontem (9) do 81° Desfile da Revolução Constitucionalista de 1932, que marca as comemorações em torno do feriado de 9 de julho. No Parque do Ibirapuera, zona sul da Capital, desfilaram os cadetes da Academia Barro Branco, grupos de escoteiros, antigos combatentes, e integrantes do Exército.
O desembargador Franceschini assumiu a Presidência do TJSP em razão de viagem oficial do presidente Ivan Sartori em visita ao Poder Judiciário da República Portuguesa. Também estavam presentes no evento o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira, entre outras autoridades.
Revolução de 32 - A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. No total, foram 87 dias de combates, que totalizaram – oficialmente – 934 mortos, embora estimativas não oficiais reportem até 2.200 baixas.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / Isaias Hofacher-PMSP (fotos)