CASC divulga campanha ‘Doar é legal – A Vida é Recarregável’ em Campos do Jordão
Quem esteve em Campos do Jordão entre os dias 12 e 14 de julho, durante o Festival de Inverno realizado na cidade, além de apreciar a beleza e atrações do local, também pôde conhecer a campanha Doar é legal – A Vida é Recarregável, divulgada pelo Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal de Justiça de São Paulo (CASC) em parceria com a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP).
Lançada oficialmente no dia 11 de setembro de 2012, com a presença da idealizadora e presidente do CASC, Claudia Conde Sartori, a campanha Doar é legal busca conscientizar a sociedade sobre a importância de doar órgãos, e, consequentemente, salvar vidas.
O ônibus do Juizado Itinerante do TJSP, estacionado na Praça de Capivari, foi a base do CASC, onde funcionários explicaram a importância da campanha e receberam a adesão por escrito dos interessados em ser um doador.
No total, 135 pessoas preencheram o cadastro, entre elas a presidente do Rotary Club de Campos de Jordão, Kassima Campanha, que também manifestou o desejo de fazer uma ação social em conjunto com o CASC para ampliar a campanha. O delegado, Luis Geraldo também compareceu e preencheu o cadastro.
O funcionário do 2º ofício de Campos do Jordão, Edson Rosa da Silva, que já recebeu doação de córnea, declarou ser um incentivador da Doar é legal. O CASC também recebeu o apoio de Camila Terezinha A. dos Santos (receptora de pâncreas e rins) e Emílio Carlos B. Oliveira (fígado e rins).
CASC – o Comitê foi instituído pela Presidência do TJSP pela Portaria nº 8.559, em abril de 2012, para suprir a necessidade de integração do Poder Judiciário com a sociedade e atuar na promoção e defesa dos direitos humanos, considerando que o Tribunal de Justiça não pode estar alheio às necessidades da sociedade, devendo, dessa maneira, conciliar o serviço judiciário e as ações sociais. Para sua criação, considerou-se, ainda, os princípios que norteiam a transparência, a responsabilidade social, a cidadania, a inclusão social e a valorização da vida além da necessidade de práticas sociais inovadoras, com ações direcionadas para a população.
Comunicação Social TJSP - LV (texto) / CASC (foto)