TJSP participa da escolha dos agraciados com o Prêmio Fundação Bunge
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, presidiu hoje (26) a reunião do Grande Júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores das principais universidades brasileiras, que escolheram os agraciados com o Prêmio Fundação Bunge 2013.
A sessão foi instalada por Ivan Sartori, que afirmou ser uma grande honra para o TJSP sediar a cerimônia, realizada na Sala Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça. Também falou da importância do Prêmio da Fundação Bunge, instituição bastante difundida e respeitada pela sociedade.
Os escolhidos pelo grande júri na categoria “Vida e Obra” foram Klaus Reichardt (área de Recursos Hídricos/Agricultura) e Leyla Perrone Moisés (Crítica Literária). Na categoria “Juventude” o agraciado na área de Recursos Hídricos para a Agricultura foi Samuel Beskow e em Crítica Literária, Alexandre Nodari.
Criado há 58 anos, o Prêmio Bunge incentiva a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra” reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o país. Já a categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área.
O Prêmio é considerado um dos mais importantes estímulos à produção intelectual por reconhecer o trabalho de personalidades que contribuem para o crescimento do Brasil. Os candidatos não são inscritos, mas, sim, indicados pelas principais universidades e entidades científicas e culturais brasileiras.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 2 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados na categoria Vida e Obra receberão R$ 135 mil cada um e os da categoria Juventude, R$ 50 mil, além de diplomas e medalhas.
Comunicação TJSP – LV (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br