TJSP assina Acordo de Cooperação Técnica com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
O Tribunal de Justiça de São Paulo firmou hoje (30) Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio do qual serão realizados estudos e pesquisas para dimensionar o estoque de processos judiciais da Corte no período de 2006 a 2012 e a estimativa de sua evolução.
A solenidade ocorreu no gabinete da Presidência do Tribunal, onde o presidente Ivan Sartori recebeu o corregedor-geral da Justiça, José Renato Nalini – idealizador da parceria –, o assessor da Presidência do Ipea, Bernardo Abreu de Medeiros, e o pesquisador Alexandre Samy de Castro.
Para o corregedor Nalini, o acordo com o Ipea é mais uma marca da atual gestão do Tribunal de Justiça. “O instituto é um dos mais respeitados do país e nos trará ótima orientação, para que o Tribunal esteja cada vez mais aprimorado”, disse. O assessor do Ipea Bernardo de Medeiros afirmou, na ocasião, que a parceria será duradoura e proveitosa a todos.
O presidente Sartori cumprimentou todos os presentes e declarou que o convênio é bastante auspicioso, haja vista o TJSP ter cerca de 20 milhões de processos em andamento – pelo menos 1,5 milhão deles de competência da Justiça Federal. “O convênio trará muito para o Tribunal. O Ipea é um instituto de altíssimo prestígio. É preciso que se analise esse imenso acervo, sem o qual não poderemos sair dessa lentidão.” O presidente também citou alguns dos inúmeros trabalhos empreendidos na área de informática, como a aquisição de um segundo datacenter. “Não estamos poupando esforços para informatizar o Tribunal”, ressaltou.
Também acompanharam a cerimônia os desembargadores Luis Soares de Mello Neto, Euvaldo Chaib, Willian Roberto de Campos, Luiz Edmundo Marrey Uint e Pedro Cauby Pires de Araújo; os juízes assessores da Corregedoria Afonso de Barros Faro Júnior, Ricardo Felicio Scaff, Antonio Carlos Alves Braga Júnior e Tania Mara Ahualli; o assistente jurídico do corregedor, Wilson Levy; a secretária da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan), Carmen Giadans Corbillon; o diretor da Seplan, Rodrigo Teixeira; e o poeta Paulo Bomfim.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br