Cejusc de Limeira completa um ano
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Limeira completou ontem (6) um ano de existência. Durante este período foram atendidas cerca de 15 mil pessoas – entre agendamentos e atendimentos – e realizadas 3.708 audiências, sendo que 2.524 resultaram em acordos, ou seja, um índice de 68% de conciliações.
A equipe do Cejusc de Limeira também promoveu 18 mutirões de conciliação (entre agosto de 2012 a julho de 2013). Onze foram direcionados a processos da Vara da Fazenda Pública, ajuizados pelo Departamento de Execução Fiscal da Prefeitura. Outros cinco atenderam casos de inadimplência com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Os dois restantes foram referentes a projeto piloto em processos de competência delegada da Justiça Federal: um previdenciário e outro do Conselho Regional de Contabilidade. O próximo mutirão está previsto para o dia 16, com 200 processos da Vara da Fazenda.
Os juízes responsáveis pelo Cejusc Limeira são Rilton José Domingues (coordenador) e Mário Sérgio de Menezes (coordenador adjunto). Para Domingues, o sucesso do Centro pode ser comprovado pelo número de atendimentos e acordos firmados. “Somos respeitados no meio Judiciário, pelos advogados e pelos demais Cejuscs em instalação, que nos procuram para obter informações sobre o funcionamento”, afirmou. O juiz destacou, ainda, o apoio da Prefeitura.
Maurício José Massaro, servidor que chefia o Centro, destaca a importância do trabalho dos quinze conciliadores atuantes, devidamente capacitados de acordo com o disposto na Resolução 124/12 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Eles são fundamentais”, afirmou.
O Cejusc realiza, em média, 40 atendimentos por dia. Também abriu seu espaço para a comunidade artística da cidade e recebe exposições. Atualmente, quem for ao Centro de Conciliação tem a oportunidade de conferir os quadros do artista José Carlos Claro.
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / Cejusc Limeira (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br