Presidente da Fiesp é condecorado com o Colar do Mérito Judiciário

        A principal honraria do Poder Judiciário paulista – o Colar do Mérito Judiciário – foi concedida pelo Tribunal de Justiça ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Antonio Skaf, em cerimônia ocorrida hoje (8) no Salão Nobre “Ministro Costa Manso”, no Palácio da Justiça. A comenda foi instituída em 1973 e homenageia os que têm prestado ou prestaram serviços relevantes à cultura jurídica e à Justiça. À frente da maior entidade empresarial do país desde 2004, Paulo Skaf promoveu diversos acordos e convênios com o TJSP, em especial no fomento à cultura da conciliação e mediação de conflitos.

        O presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, conduziu a solenidade, acompanhado, na mesa de honra, pelo homenageado e pelos desembargadores Antonio Fernando Miranda – orador em nome do Tribunal –, José Gaspar Gonzaga Franceschini, vice-presidente da Corte; Walter de Almeida Guilherme, decano e ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Antonio José Silveira Paulilo, presidente da Seção de Direito Privado; Antonio Carlos Tristão Ribeiro, presidente da Seção de Direito Criminal; Antonio Carlos Mathias Coltro, vice-presidente e corregedor do TRE/SP; e Paulo Dias de Moura Ribeiro, nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça; o subprocurador-geral da Justiça do Estado, Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior; os ex-governadores Claudio Lembro e Luiz Antônio Fleury Filho; o comandante do IV Comar, major-brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta; e o deputado estadual Itamar Borges. Após a leitura do termo de outorga da comenda, o presidente Sartori, auxiliado pelo desembargador João Cláudio Caldeira, entregou o Colar do Mérito Judiciário a Paulo Skaf, que em seguida assinou o livro dos agraciados com a honraria.

        Em seu discurso, o desembargador Antonio Miranda elogiou longamente o extenso currículo de Skaf, empreendedor e líder empresarial de nível nacional, marido de Luzia Helena, pai de Paulo, André, Raphael, Gabriel e Antoine e avô de Antonia e Leon. “Sua biografia tem muitas facetas, todas admiráveis. Skaf é figura ímpar e vocacionado, sobretudo, para a ordem social. Serve a todos e se esquece de si próprio.” O orador relatou um episódio da época em que era magistrado em Osasco, nos anos 70, e pediu a colaboração do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae) para a capacitação profissional de detentos. “‘Estamos a postos’, respondeu o Sebrae. Percebi, então, a importância da relação entre o Judiciário e os grandes empreendedores. O Judiciário não pode se apartar do restante da sociedade”, afirmou o desembargador, que ressaltou alguns números que fazem do TJSP o maior do mundo: mais de 2 milhões de sentenças proferidas em 1ª instância e 784 mil recursos julgados em 2ª instância em 2012. “O Colar do Mérito Judiciário é uma singela homenagem deste Tribunal. Sua luta em prol de São Paulo e do Brasil deve continuar.”

        Skaf agradeceu longamente a todos os presentes pelo recebimento da honraria, como ao ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro (“São Paulo precisa de mais ministros no STJ”) e ao desembargador Antonio Miranda (“Vossa Excelência é um bom brasileiro, acima de tudo”), e lembrou a participação histórica da Corte paulista na trajetória nacional. “Pelos gabinetes e corredores do Tribunal de Justiça, muitas linhas da história foram escritas”, disse. “É muito importante o papel do Judiciário, que é o Poder que defende o cidadão. Este Tribunal é o maior do mundo. Por sua importância à população, é fundamental essa aproximação com a sociedade.” Ao final, o presidente da Fiesp prontificou-se, mais uma vez, a manter a cooperação com a Justiça paulista. “Renovo que nossas entidades estarão à disposição para colaborar com o Tribunal, para que o Judiciário tenha mais celeridade. Nem comento a respeito da qualidade de seus magistrados, pois, certamente, são dos mais competentes em todo o mundo”, declarou.

        “Skaf é um empreendedor, homem de vanguarda”, disse o presidente Ivan Sartori, que frisou a colaboração do homenageado para com o Judiciário. “A parceria dele com o Tribunal não é de hoje e vem trazendo frutos. As instalações do Cejusc da Capital [Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania], por exemplo, teve a cooperação da Fiesp.” Sartori enfatizou a complexa estrutura da Corte – 45 mil servidores, 10 mil terceirizados, 20 milhões de feitos em andamento, quase 2 milhões de processos digitais – e a necessidade de abrir as portas do Tribunal para a sociedade. “A transparência é um dos principais pilares desta administração. Se não fosse a colaboração dos desembargadores, magistrados e servidores, não teríamos avançado nada.” O presidente do TJSP encerrou a cerimônia afirmando que é um orgulho a entrega do Colar do Mérito Judiciário a Paulo Skaf. “Ele é uma referência para esta administração. Por seu caráter e empreendedorismo, resolvemos realizar esta homenagem.”

        Também prestigiaram a solenidade a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie Northfleet; os ministros do Superior Tribunal de Justiça Sydney Sanches e Massami Uyeda; o diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, representando o presidente; o vice-presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Paulo Alcides Amaral Salles, representando o presidente; a ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Diva Malerbi; o juiz assessor da Corregedoria Antonio Carlos Alves Braga Júnior, representando o corregedor-geral da Justiça; o corregedor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, Nelson Gonzaga de Oliveira; o presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar Neves Junior; o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti; o general-de-exército Antonio Gabriel Esper; o tenente-brigadeiro-do-ar Aprigio Eduardo de Moura Azevedo; o embaixador Adhemar Bahadian; o conselheiro federal e diretor de Relações Institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, representando o presidente; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Sérgio Rosenthal; o 1º vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto; o 1º vice-presidente do Ciesp, Rafael Cervone Netto; o prefeito de Penápolis, Celio de Oliveira; o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Mariz Benevides; o prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro; o vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Claudio Avelino Fillipi; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Fabio Augusto Pinto, representando o delegado-geral de Polícia do Estado de São Paulo; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; desembargadores, magistrados, integrantes do Ministério Público e da advocacia e servidores.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC e GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP