Cejusc de Itanhaém promove palestra sobre conciliação em segunda instância
A Comarca de Itanhaém, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), promoveu no último dia 25 palestra com o secretário-geral do Grupo de Apoio ao Judiciário (GAJ), desembargador Laércio Laurelli, que falou sobre conciliação em segunda instância. Entre os participantes estavam magistrados, promotores, advogados, conciliadores e funcionários do Judiciário paulista. A abertura do evento ficou a cargo do juiz da 1ª Vara de Itanhaém e coordenador do Cejusc, Eduardo Hipólito Haddad.
Em sua explanação, o desembargador Laurelli explicou que a maior dificuldade da conciliação em segundo grau é a ausência das partes, porque uma delas já conta com decisão favorável em primeiro grau. No entanto, quando comparecem e a sessão é instalada, 70% dos casos terminam em acordo.
Para ele, dar a simples oportunidade para que pessoa exponha seu ponto de vista e suas mágoas já ameniza a questão, pois ela sai apaziguada. Explicou sobre a necessidade de humanização da Justiça e sua forma de tratamento em ambos os graus, que deve atentar ao problema antes da propositura da ação, com a promoção da conciliação pré-processual, que evita a judicialização dos conflitos de interesse. Ao final, Laurelli citou uma frase de Albert Einsten: “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.
Em nome da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), o desembargador Irineu Jorge Fava, como presidente em exercício, exaltou a importância dos Cejuscs e garantiu a continuidade do apoio e suporte da instituição aos Centros Judiciários e ao GAJ. O juiz diretor do Fórum de Itanhaém, Leonardo de Melo Gonçalves, e o presidente da OAB local, Rutinaldo da Silva Bastos, também prestaram suas homenagens ao palestrante e elogiaram o Tribunal de Justiça de São Paulo na promoção da conciliação.
Também participaram da cerimônia os magistrados Rubens Pedreiro (juiz substituto da 56ª Circunscrição Judiciária) e Mariana Dalla Bernardina (titular do Foro Distrital de Itariri); e os promotores Guilherme Silveira de Portella Fernandes e Luciana Marques Figueira. O evento contou ainda com a presença de advogados, conciliadores e funcionários das comarcas da região.
Comunicação TJSP – LV (texto) / Comarca de Itanhaém (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br