Conheça os vencedores do concurso de crônicas promovido pela Corregedoria
A Corregedoria Geral da Justiça publicou hoje (13) no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) o resultado do 1º Concurso Literário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Os vencedores foram:
1º lugar: Francisco dos Reis Aparecido da Conceição, funcionário do Ofício do Júri, Execuções Criminais e da Infância e da Juventude da Comarca de Franca, com o texto “Ação Penal 100/2003 – Crime do Júri”;
2º lugar: Vinícius Romero Fernandes, funcionário da Seção Administrativa de Distribuição de Mandados da Comarca de Santo André, com o texto “Fauna Maravilhosa”;
3º lugar: Claudia Felipe da Silva, funcionária da Seção de Distribuição da Comarca de Serra Negra, com o texto “Cotidiano e Justiça: Reflexões sobre o acervo do Judiciário”;
Menção honrosa: Evandro José Issao Tanaka, funcionário do Juizado Especial Cível da Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, com o texto “O posto Ipiranga”;
Menção honrosa: Benedito Francisco Fernandes, funcionário do 3º Ofício da Comarca de Taquaritinga, com o texto “O bebê ficha limpa”.
O 1º Concurso Literário, lançado pela Corregedoria no mês de junho, tinha como tema “Crônicas do Cotidiano Forense – uma perspectiva de seus colaboradores no ambiente de trabalho” e era aberto a magistrados, servidores e estagiários do TJSP, além de funcionários que exercem atividades nas delegações notariais e de registros. 247 trabalhos foram inscritos.
O objetivo do projeto foi a valorização dos colaboradores judiciais e extrajudiciais do Judiciário Paulista e a reflexão sobre a importância da Justiça Estadual na garantia dos direitos do cidadão comum, na discussão das grandes questões que mobilizam a sociedade, e também na vida pessoal de cada funcionário, pois, mais do que mero local de trabalho, o Tribunal de Justiça é também um espaço de convivência.
A comissão julgadora foi composta pelos desembargadores Caetano Lagrasta Neto (presidente) e Antonio Vileninlson Vilar Feitosa, e pelos juízes Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, Marcelo Semer e Régis Rodrigues Bonvicino. Para a avaliação dos trabalhos, os jurados não tiveram acesso aos nomes dos escritores, apenas seus pseudônimos.
“O que impressionou a comissão julgadora foi o nível dos trabalhos e o fato de que muitos textos demonstravam o orgulho dos servidores em trabalhar no Tribunal de Justiça de São Paulo. Um sentimento que eu imaginava esquecido, mas que, acredito, foi retomado diante das iniciativas de valorização dos funcionários estabelecidas na atual gestão”, afirmou o desembargador Caetano Lagrasta.
A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores será no próximo dia 23, às 17 horas, na sala 1.329 do 13º andar do Fórum João Mendes Júnior.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br