TJSP dá posse a dois novos desembargadores
O Tribunal de Justiça de São Paulo deu posse, em caráter solene, aos desembargadores Alexandre Alves Lazzarini e Edgard Silva Rosa. A cerimônia ocorreu no Salão do Júri do Palácio da Justiça e contou com a presença de magistrados, autoridades, servidores, amigos e familiares dos empossados, alçados hoje (16) ao mais alto grau da magistratura paulista.
Compuseram a mesa de cerimônias o presidente da Corte, desembargador Ivan Sartori, acompanhado do presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi; do vice-presidente do TJSP, José Gaspar Gonzaga Franceschini; do corregedor-geral da Justiça e orador da solenidade, José Renato Nalini; e do procurador-geral do Município de São Paulo, Celso Augusto Coccaro Filho, representando o prefeito.
Após a leitura do termo de compromisso e da assinatura do termo de posse, primeiro por Edgard Rosa, seguido por Alexandre Lazzarini, o presidente Ivan Sartori entregou aos empossados o Colar do Mérito Judiciário, principal honraria do Tribunal de Justiça paulista.
Seguiu-se, então, discurso do orador da cerimônia, corregedor-geral Renato Nalini, que enalteceu a trajetória profissional dos novos desembargadores e a nobreza pessoal que detêm. Quanto a Edgard Silva Rosa, “desde os primeiros dias de seu ingresso, mostrou-se figura afável, polida, com notável educação de berço, discreta, obsequiosa, disponível e sempre à disposição para colaborar. É de juízes assim que o mundo precisa e o Brasil mais do que o resto do planeta”. Sobre Alexandre Lazzarini, citou a veia jurídica presente em sua família – é neto de Valentim Alves da Silva e filho de Alvaro Lazzarini, desembargadores ícones do Judiciário paulista e ex-presidentes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo: “saudar Alexandre, já tendo discursado para seu pai quando a terra natal o homenageou ao ascender ao Tribunal de Justiça, significa emocionante revisita ao santuário das memórias”.
“São homens apropriados aos novos tempos da Justiça brasileira”, continuou o orador. “Tempos que postulam coragem e criatividade. Os dois desembargadores são peritos cultores desses atributos. Saberão detectar os anseios da nação, que melhor serão compreendidos se os juízes brasileiros se empenharem no contínuo aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.”
Em discurso pontuado pela emoção, em razão da presença do pai, Alvaro, e do ex-presidente do TJSP Yussef Cahali – amigo querido e colaborador decisivo de sua carreira –, Alexandre Lazzarini saudou os amigos presentes no Salão do Júri e falou, de forma breve, sobre sua trajetória na magistratura. “Tenho orgulho da Justiça paulista. Aqui sempre fui tratado com igualdade com os pares. Fiz minha carreira com independência”, frisou o novo desembargador, que também comentou a alegria de tomar posse com Edgard Rosa: “é um grande colega, pelo coração que tem”. Ele também teceu agradecimentos aos desembargadores com os quais trabalhou na Seção de Direito Privado.
Edgard Rosa também externou a satisfação por tomar posse solenemente como desembargador ao lado do colega Alexandre Lazzarini e elogiou as palavras proferidas pelo corregedor-geral em seu discurso. Relatou sua experiência profissional, desde o início na magistratura, em 1987, até a chegada à segunda instância, como juiz substituto em 2º grau, em 2009. “Prossigo na carreira com o entusiasmo do início, sempre procurando honrar o compromisso – ora renovado – de cumprir a Constituição, as leis e de buscar a justiça nos casos a que me foram submetidos. Agradeço ao Tribunal de Justiça de São Paulo pela liberdade e independência que sempre assegura aos seus magistrados”, declarou.
Ao encerrar a cerimônia, o presidente Ivan Sartori agradeceu a todos que estavam no Salão do Júri e prestigiou os empossados. “São pessoas com forte sentimento pela família e pelo próximo. Para nós, é uma honra tê-los no quadro de desembargadores, homens que sacrificam o lazer para se dedicar ao trabalho”, ressaltou. “Esta posse traz muita força de trabalho ao Tribunal de Justiça.”
Também acompanharam a solenidade o presidente da Seção de Direito Privado do Tribunal, desembargador Antonio José Silveira Paulilo; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro; o decano do TJSP e ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Massami Uyeda; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; o presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, desembargador Alvaro Augusto dos Passos; o desembargador Luis Fernando Nishi, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM); o tesoureiro da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Irineu Jorge Fava, representando o presidente; o ex-presidente do TJSP desembargador Yussef Said Cahali; o ex-presidente do TRE-SP desembargador Alvaro Lazzarini; o subprocurador-geral do Estado Fernando Franco, representando o procurador-geral do Estado de São Paulo; a defensora pública coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Amanda Pontes de Siqueira, representando a defensora pública geral do Estado de São Paulo; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; a delegada Fernanda Herbella Maia, representando o delegado-geral de Polícia de São Paulo; o conselheiro da Seção Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil Ricardo Cholbi Tepedino, representando o presidente da OAB/SP; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Leonardo Sica, representando o presidente; e o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim.
Currículos
Alexandre Alves Lazzarini – É natural de São Paulo e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), turma de 1985. Ingressou na magistratura em 1988, quando foi nomeado para a 1ª Circunscrição Judiciária. Atuou em Santa Cruz das Palmeiras, São Roque, chegando à Capital em 1990. Em 2009 foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau.
Edgard Silva Rosa – Natural de Mirassol, é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1983. Ingressou na magistratura em 1987, ao ser nomeado para a 3ª Circunscrição Judiciária. Atuou em Conchas e Franco da Rocha e chegou à Capital em 1990. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau em 2009.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br