Militares e civis são agraciados com a Medalha Regente Feijó no TJSP
A Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ) promoveu hoje (23), no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, a solenidade de entrega da Medalha “Regente Feijó”. Ao todo, 48 pessoas foram condecoradas. A honraria foi instituída em janeiro de 2003, pelo decreto nº 47.585, com o objetivo de homenagear civis e militares, instituições públicas e privadas, que tenham colaborado com os trabalhos da Polícia Militar em apoio ao Poder Judiciário, em prol da segurança, da diminuição da criminalidade e do desenvolvimento dos trabalhos da Justiça.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, abriu a solenidade e registrou sua satisfação em receber os agraciados. Em seguida, o público que lotou o Salão dos Passos Perdidos acompanhou a execução do Hino Nacional, entoado sob a regência do 2º tenente Jassen Feliciano.
O coronel PM Renato Cerqueira Campos, chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP e presidente da Comissão de Outorga da Medalha Regente Feijó, leu a nota de Boletim Interno alusivo à solenidade: “É com grande satisfação que a Assessoria Policial Militar os recebe nessa data. Agradeço o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori, pela gentileza em autorizar o espaço para a realização desta cerimonia. Certamente o padre Feijó é uma das figuras mais ilustres da nossa história, importante personagem para a consolidação do processo de independência e para a manutenção de nossa unidade nacional. É motivo de muito orgulho ter seu nome associado à criação da atual Polícia Militar do Estado de São Paulo. Qualidades semelhantes encontramos nos agraciados de hoje. Agradecemos a presença dos senhores para abrilhantar esta cerimônia e ao apoio que têm dispensado ao Gabinete Militar.” Na oportunidade, o coronel agradeceu ao poeta Paulo Bomfim pela doação à Policia Militar do anel de Bispo de Mariana (1830) que pertenceu ao padre Feijó.
Além do presidente e do coronel, também compuseram a mesa condutora dos trabalhos o vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Franceschini; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi; a procuradora Yara Escudeiro Paiva, representando o procurador-geral do Estado; o cônsul-geral da França em São Paulo, Damien Loras; o assessor técnico Fabrício Cobra Arbex, representando o governador de São Paulo; o comandante-geral da PM, coronel PM Benedito Roberto Meira; o comandante do IV Comando Aéreo Regional, major brigadeiro do ar José Geraldo Ferreira Malta; a defensora pública coordenadora do Núcleo de 2ª Instância, Amanda Pontes de Siqueira, representando a defensora pública geral e o secretario chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto.
Em seu discurso, Ivan Sartori disse que a interação do Tribunal de Justiça e da Policia Militar com a sociedade resulta em evidentes frutos para a coletividade. “Estamos empreendendo aqui estrutura para dar vazão ao gigantesco acervo de processos e, para isso, contamos com a sociedade e com todos os órgãos do governo, especialmente a nossa Polícia Militar, a valiosa Polícia Militar que tem sido parceira do Tribunal e da sociedade, em todos os aspectos.”
O presidente falou também sobre a emoção de ter entre os agraciados o coronel PM Benedito Roberto Meira, desembargadores, juízes assessores, e seus assessores particulares, que não medem esforços para que essa administração continue casa vez mais forte. “Quem faz a administração do Tribunal não é apenas o presidente, é a força desse pessoal maravilhoso que tem ajudado tanto para que o TJSP cresça cada vez mais.” Sartori destacou o trabalho do coronel PM Renato Cerqueira Campos e de toda a Polícia Militar destacada para atuar no Judiciário.
Entre os agraciados estava o cônsul-geral da França em São Paulo, Damien Loras, que falou sobre o orgulho de receber a honraria. “É uma grande satisfação ser condecorado com a Medalha Regente Feijó, especialmente pelo meu país, que realiza há algum tempo um trabalho de cooperação entre a Polícia francesa e a Polícia Militar de São Paulo.”
Também prestigiaram a solenidade os presidentes das Seções de Direito Público e Criminal do TJSP, desembargadores Samuel Alves de Melo Júnior e Antonio Carlos Tristão Ribeiro; o decano do TJSP, desembargador Walter de Almeida Guilherme; o secretário da Administração Penitenciaria, Lourival Gomes; o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o desembargador Luis Fernando Nishi, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Fernando Figueiredo Bartoletti, representando o presidente; o desembargador Alvaro Lazzarini; o decano da Academia Paulista de Letras poeta Paulo Bomfim; o chefe da APMSSP, coronel PM Carlos Magno da Silva, representando o secretário da Segurança Pública; o presidente da AFAM, coronel PM Roberto Allegretti; o comandante interino do policiamento metropolitano, coronel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli; o chefe do Centro de Inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Vicente Nicola Novelino; o diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Omar Lima Leal; o comandante da APMBB, coronel PM José Mauricio Weissaupt Perez; o presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, coronel PM Mário Fonseca Ventura; o ex-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Antônio Augusto Neves; o chefe da Assessoria da Policia Civil do TJSP, delegado Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral; o vice-reitor da Universidade de Tóquio, Hayakawa Shinichiro; o professor Mizuno Noriko, também da Universidade de Tóquio; integrantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública, magistrados, servidores, amigos e familiares dos homenageados.
Veja a lista dos agraciados com a Medalha Regente Feijó:
Civis
Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo
Francisco Roberto Alves Bevilacqua
Desembargador do Tribunal de Justiça de São
Paulo Mário Devienne Ferraz
Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo
Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida
Superintendente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Antonio Carlos Forte
Cônsul-Geral da França em São Paulo
Damien Loras
Juiz assessor da Presidência do TJSP
Marcelo Lopes Theodosio
Juiz assessor da Presidência do TJSP
Fernão Borba Franco
Juíza assessora da Presidência do TJSP
Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges
Juíza assessora da Presidência da Seção de Direito Público do TJSP
Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi
Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo
Emílio Migliano Neto
Juiz do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo
Paulo Prazak
Juiz do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo
Enio Luiz Rossetto
Juiz do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo
Marcos Fernando Theodoro Pinheiro
Juiz do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo
Dalton Abranches Safi
Juiz do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo
Luiz Alberto Moro Cavalcante
Promotor de Justiça
Mário Augusto Vicente Malaquias
Secretária de Gerenciamento de Recursos Humanos do TJSP
Diva Elena Gatti da Mota Barreto
Chefe do Cerimonial do TJSP
Anderson Dino
Assessora Técnica do Gabinete da Presidência do TJSP
Íris de Freitas Coelho
Assistente Técnico-Judiciário da Presidência do TJSP
Verônica Ramos de Assis
Diretor da Secretaria da Presidência
Rodrigo Marques de Campos
Assistente Jurídica da Presidência do TJSP
Paula Maria Rocha de Moraes
Diretora de Comunicação Social do TJSP
Rosangela Maria Moraes Sanches
Instrutor de pilotagem – colaborador da APMTJ
Roberto Manzini Rezende
Supervisora de Serviço do TJSP
Ângela Maria Marinari Oliveira
Militares
Comandante da 2ª Divisão de Exército General de divisão
Floriano Peixoto Vieira Neto
Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV Comar)
Major brigadeiro do ar José Geraldo Ferreira Malta
Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Coronel PM Benedito Roberto Meira
Secretário Chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo
Coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto
Subcomandante da PMESP
Coronel PM Leônidas Pantaleão de Santana
Diretor de Ensino e Cultura da PMESP
Coronel PM Omar Lima Leal
Chefe de Gabinete do Comandante-Geral
Coronel PM José Luiz Sanches Valentin
Comandante da APMBB
Coronel PM José Maurício Weisshaupt Perez
Comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano
Coronel PM Roberto Rensi Cunha
Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa de SP
Coronel PM Marco Antonio Severo
Comandante do Grupamento Aéreo da PMESP
Coronel PM Ricardo Gambaroni
Presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Coronel PM Mário Fonseca Ventura
Chefe Interino do Centro Médico
Tenente coronel médico PM Roberto Rodrigues Júnior
Chefe do Estado Maior do CPA/M1
Tenente coronel PM Wagner Rodrigues
Chefe da Divisão Administrativa e Operacional Da APMTJ
Major PM Willian Evaristo Wenceslau
Chefe da UIS do CCB
Capitão Luiz Fernando Rensi Cunha
Chefe de Seção do Corpo de Segurança Pessoal da APMTJ
Capitão PM Claudio Angelini
Chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça Militar SP
Capitão PM Honorato Gitirana de Sousa Junior
Oficial da APMTJ
1º tenente PM José Henrique Martins Flores
7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano
1º tenente PM Arony Aparecido Lopes
PM da APMTJ
Subtenente PM Cristina Ricciarelli
Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça
Soldado PM Andrea Ferreira Matarazzo
Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça
Soldado PM Wanderlei Paulo Vignoli
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – SO (texto) / AC e DG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br