TJSP prestigia posse dos novos ministros do STJ
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, e vários integrantes do Judiciário paulista estiveram em Brasília ontem (28) para a posse de Paulo Dias de Moura Ribeiro, Regina Helena Costa e Rogerio Schietti no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Essa foi a posse que mais reuniu representantes do Judiciário paulista no STJ.
Os presentes elogiaram a experiência e o perfil pessoal dos novos ministros, que têm capacidade intelectual e experiência profissional para contribuir para uma prestação jurisdicional mais eficiente. Com a posse, o STJ passa a ter sua composição completa.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o Brasil possui “um STJ atuante e com grande senso de justiça” e isso fortalece a tripartição dos poderes da República e o equilíbrio entre eles. “Essa é a essência da democracia.” Segundo o governador, a democracia brasileira ganha muito com o ingresso dos novos ministros.
Os magistrados paulistas estavam orgulhosos do integrante do TJSP que assume a vaga antes ocupada pelo ministro Massami Uyeda. “Nós, do TJSP, temos a certeza de que ele acrescentará, somará muito ao trabalho que já vem sendo feito no STJ – um trabalho de excelência. Tenho a absoluta certeza de que os ministros ficarão bastante satisfeitos com mais esse ministro aqui no STJ”, disse o presidente Ivan Sartori.
A solenidade, que foi no Pleno do Tribunal, contou com a presença de representantes dos três poderes da República, entre eles o presidente do STJ, ministro Felix Fischer, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski; o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves; a procuradora-geral da República interina, Helenita Acioli; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo.
Empossados – Paulo Dias de Moura Ribeiro é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo; Regina Costa, juíza do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, também é mestre e doutora pela PUC de São Paulo e Rogerio Schietti, procurador do Ministério Público do Distrito Federal, é mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP).
Comunicação Social TJSP – STJ (fonte) / STJ e MG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br