Justiça de Andradina sentencia ação em 24 dias
A 2ª Vara de Andradina condenou um homem a 7 anos, 3 meses e 15 dias de prisão e pagamento de 729 dias-multa por ter transportado mais de 30 quilos de entorpecente no tanque de combustível de sua caminhonete, do município de Campo Grande (MS) a Araçatuba (SP). O acusado foi flagrado pela Polícia Rodoviária em Castilho, no interior paulista.
A ação foi proposta pelo Ministério Público e a materialidade comprovada pelo auto de exibição e apreensão, auto de constatação, exame em veículo relacionado com o tráfico de drogas e laudo pericial, oportunidade em que os peritos concluíram se tratar a substância apreendida de benzoilmetilecgonina, conhecida como cocaína. O acusado confessou a autoria do crime.
De acordo com a decisão do juiz Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho, “as circunstâncias devem ser consideradas gravosas, tendo em vista a vasta quantidade de droga (31,2 kg, distribuídos em 2.792 porções) e a sua espécie (cocaína), cuja alta potencialidade nociva é de conhecimento comum. Vale a consideração, também, que o montante de entorpecente apreendido se traduz no mercado ilícito em expressiva cifra, atingindo, segundo as regras de experiência forense, em mais de meio milhão de reais”.
A ação deu entrada no último dia 5, com a prisão do réu, e teve a sentença proferida na quarta-feira (28), ou seja, após 24 dias. Cabe recurso da decisão.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / LV (foto) MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br