Escola de Heliópolis recebe visita do corregedor-geral da Justiça
Alunos, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles, localizada no centro de Heliópolis – uma das maiores comunidades carentes da Capital –, assistiram hoje (19) à palestra do projeto Corregedoria na Escola, proferida pelo corregedor-geral da Justiça, José Renato Nalini. O desembargador esteve acompanhado dos juízes assessores da Corregedoria Jayme Garcia dos Santos Junior e Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva. O coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Carlos Malheiros, também prestigiou o evento.
Nalini explicou à plateia, formada em sua maioria de estudantes da 8ª série do ensino fundamental, o funcionamento do Judiciário e os deveres de um corregedor-geral, de forma didática e acessível aos adolescentes. “A Justiça é um equipamento que serve para solucionar os conflitos entre as pessoas”, afirmou. “Antigamente, os problemas eram resolvidos de próprio punho, mas a sociedade evoluiu e surgiu o Judiciário, em que uma terceira pessoa, imparcial, decide o problema.”
Sobre as responsabilidades da Corregedoria, esclareceu que o órgão tem como tarefa principal corrigir os problemas oriundos do funcionamento da Justiça, mas que, em sua gestão, também destacou a orientação e aconselhamento a magistrados e servidores.
O corregedor – jurista, escritor e intelectual renomado – aproveitou a oportunidade de espalhar algumas pílulas de sabedoria aos pequenos cidadãos de Heliópolis e ressaltou a importância da leitura para a formação pessoal e profissional: “Leiam bastante, e vocês conhecerão o íntimo de pessoas que nunca conheceram”, disse. “A virtude é um hábito, dizia Aristóteles. Vocês contribuirão para um mundo melhor se fizerem uma pequena coisa boa por dia.”
Os juízes Jayme Garcia e Maria de Fátima também comentaram aspectos do Judiciário, assim como o desembargador Malheiros. “Se conseguirmos inserir ideias de cidadania nas pessoas, nossa sociedade será bem melhor”, declarou. Ao final, o palestrante Nalini respondeu a perguntas da plateia.
Esta foi a quarta visita do projeto Corregedoria na Escola, que iniciou suas atividades em palestra para estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em maio deste ano, com a presença do corregedor-geral. O Colégio Bandeirantes teve a presença de juízes assessores da Corregedoria em duas oportunidades.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / DR (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br