Comarca de Itu sedia projeto Administração Participativa
Durante a manhã de ontem (19), o fórum da Comarca de Itu esteve repleto. Cerca de cinquenta magistrados das quatro Circunscrições Judiciárias que integram a 10ª Região Administrativa Judiciária e respondem por 26 comarcas foram a Itu para ouvir do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, o que se tem feito na esfera administrativa em busca de melhorias tanto para o andamento das ações judiciais quanto nas questões afetas à carreira da magistratura. A reunião de trabalho serve, também, para a troca de experiências entre os colegas da RAJ, afinal, na região abrangida pela RAJ há mais de 1,2 milhão de processos em andamento em um espaço territorial com 2,3 milhões de habitantes.
Recepcionado pelo juiz diretor do fórum, Hélio Villaça Furukawa, e pelo juiz diretor da 10ª RAJ, Jayme Walmer de Freitas, o presidente Sartori chegou ao fórum acompanhado de seus familiares, pois ao final do dia receberia na cidade vizinha o título de “Cidadão Sorocabano”. “É uma oportunidade para que fiquemos mais juntos, já que pouco tempo me sobra para desfrutar da companhia de minha família. Queria ter trazido meus pais também... Antes falava com meu pai de três a quatro vezes por dia. Agora, ainda falo bastante, mas sem a assiduidade de que gostaria.”
No projeto Administração Participativa – uma das ações na busca do aumento da eficiência de gestão do Judiciário, – o encontro de trabalho com os servidores também é priorizado. Desta vez, invertendo a ordem dos anteriores, a reunião com os servidores foi no início dos trabalhos. Com eles, o presidente falou sobre o aumento da produtividade, sobre obras que serão feitas para a reconstrução do Judiciário com novos prédios e reformas e/ou ampliações; falou do combate ao assédio moral, da necessidade de se preservar um ambiente de trabalho adequado e estruturado para a realização das tarefas, das campanhas promovidas pelo Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC) e do trabalho do Centro de Treinamento e Apoio ao Servidor (Cetra), entre outros assuntos. Durante a reunião, que contou com a participação de servidores de Itu e comarcas vizinhas, o presidente respondeu às perguntas formuladas pelos funcionários. O servidor Luís Antonio Scuciatto, que desde 1968 está em Itu, recebeu das mãos do presidente livreto com a situação imobiliária, gestão e projetos do TJSP e um folder da WikiTJ, a mais nova ferramenta de integração do Judiciário paulista.
No projeto Administração Participativa há espaço, também, para os representantes da localidade. Estiveram no fórum para conversar com presidente Sartori a deputada estadual Rita de Cássia Trinca Passos; o presidente da Câmara de Itu, José Josimar Ribeiro da Costa; o vice-prefeito de Itu, Alcides Belucci; o comandante do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, tenente coronel do Exército Fernando Bartholomeu Fernandes; o comandante da 5ª Cia PM, capitão PM Luciano André Fernandes Salaro, representando o comandante do 5º Batalhão de Itu; o comandante da Guarda Municipal, coronel Marco Antonio Augusto; o diretor da Guarda Civil Municipal, Clemente Bartoletto Filho; o delegado da Delegacia Central, Nicolau Yusif Santarém; o presidente da 53ª Subseção da OAB - Itu, Eduardo Felipe Soares Tavares; o promotor de Justiça Ricardo Belucci; o delegado de Polícia de Itu Fábio Martelini; a vice-presidente da 53ª Subseção da OAB - Itu, Vivian Medina Guardia; a diretora da 53ª Subseção da OAB Itu Andrea Camargo; os secretários municipais Manoel Monteiro Gomes (Saúde), Denis Ramazini (Assuntos Jurídicos) e Ec Valdrigo Carotti (Economia e Finanças); o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, o secretário de Negócios Jurídicos de Salto, Amilton Arruda Sampaio; o presidente da Câmara de Salto, Divaldo Garotinho; o delegado de polícia da Delegacia Central Célio Luiz Ferreira e o presidente da 157ª Subseção da OAB, Cleber Rodrigo Matiussi.
Enquanto o presidente se reunia com as autoridades locais, a presidente e a coordenadora do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC), respectivamente Claudia Sartori e Ana Raquel Orlando, conversaram com os servidores sobre a importância das ações sociais e sobre as campanhas que o TJSP tem realizado.
Durante todo o desenrolar dos trabalhos, o presidente esteve acompanhado dos desembargadores Antonio Rigolin (coordenador da 20ª CJ) e José Manoel Ribeiro de Paula (coordenador da 21ª CJ); do juiz assessor da Presidência Marcelo Lopes Theodosio, do secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérlogo de Aguiar, do chefe de gabinete Rodrigo Marques de Campos e de seus familiares a esposa Claudia Sartori, o filho Guilherme, a nora Patrícia e a filha Sabrina.
A próxima reunião de trabalho do projeto Administração Participativa será na 45ª CJ de Mogi das Cruzes (que integra a 1ª RAJ), no dia 24.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br