Fórum de Pitangueiras inaugura Memorial da Justiça

        O Fórum de Pitangueiras conta desde a última sexta-feira (20) com o Memorial da Justiça que, por meio de painéis, retrata um pouco da instalação e história da comarca. O lançamento oficial foi acompanhado por funcionários do Tribunal, de servidores da área da educação e autoridades do munícipio.

        A inauguração foi promovida pelo juiz diretor do fórum, Gustavo Müller Lorenzato. O evento também contou com a participação do juiz diretor da 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), Sylvio Ribeiro de Souza Neto, que elogiou a iniciativa e afirmou que "ações como a do juiz Gustavo e dos funcionários de Pitangueiras demonstram o valor do Judiciário paulista”. Em seu discurso, Gustavo Lorenzato salientou que o projeto trata “de uma homenagem à brilhante equipe de servidores atuantes no fórum, que contribui incansavelmente para a importante tarefa de ‘distribuir Justiça’”.

        Além dos murais do Memorial, os visitantes também poderão apreciar painéis motivadores com imagens e textos que retratam, dentre outros temas, harmonia, solidariedade, família e vida. Trata-se de outro projeto idealizado pela comarca, denominado “Corrente da Conciliação”.

 

        Memorial da Justiça

        A ideia do Memorial surgiu quando foram encontrados documentos e fotos da inauguração do fórum, em 1936, e da trajetória da comarca. O material foi catalogado e as imagens fixadas no Salão do Júri em forma de painéis. O objetivo é mostrar para a comunidade, por meio de visitas agendadas junto às escolas, faculdades, grupos de melhor idade e demais interessados, tanto o conteúdo histórico quanto o aspecto humanitário, contribuindo com a Justiça e a pacificação social, além estreitar os laços do Judiciário com a sociedade.
        O Museu do Tribunal de Justiça, situado no centro da Capital, contribuiu para o empreendimento, ao enviar artigos, textos, apoio logístico e fotos históricas que compõem seu acervo.

        Até o final deste ano, na última sexta-feira de cada mês, estão agendadas visitas de grupos de alunos ao fórum, passando por todos os painéis expostos e também pelas salas do prédio. A primeira visitante é a escola Municipal Waldomiro Ferreira Fraga, no próximo dia 27.  O servidor Celso Henrique Moreira, idealizador do projeto em parceria com o juiz Lorenzato, comandará as visitas guiadas.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / 6ª DARAJ (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP