TJSP realiza projeto Administração Participativa na 45ª CJ
Essa é a 14ª reunião de trabalho do ano, ocasião em que a Presidência expõe realizações e projetos em andamento visando à melhoria dos trabalhos forenses
Na manhã de ontem (24), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, foi a Mogi das Cruzes para a continuidade do projeto Administração Participativa – uma de suas principais ações para aumentar a eficiência de gestão do Judiciário. A comarca integra a 45ª Circunscrição Judiciária e a 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ). Essa foi a terceira vez que o presidente foi a Mogi das Cruzes. Em julho de 2012, na Câmara Municipal, recebeu o título de “Cidadão Mogiano”; em abril deste ano, instalou a 5ª Vara Cível. Dessa vez, o motivo foi a reunião de trabalho para a coleta de informações, positivas ou negativas, que são repassadas aos juízes assessores e secretários que o acompanham para as providências imediatas.
Mogi das Cruzes é sede da 45ª Circunscrição Judiciária, integrada, também, pelas comarcas de Itaquaquecetuba, Poá e Suzano e pelos foros distritais de Brás Cubas, Ferraz de Vasconcelos e Guararema.
Nas reuniões (servidores, magistrados e autoridades locais), o presidente falou sobre o que já foi colocado em prática, as dificuldades encontradas e o que ainda fará até o final do ano, quando termina a gestão.
Recebido pelo juiz diretor do fórum de Mogi das Cruzes, Bruno Machado Miano – titular da Vara da Fazenda Pública –, desembargadores, juízes da região e servidores, desta vez a primeira reunião do dia foi com os servidores. Com eles, o presidente falou acerca da valorização do servidor, cumprimento da data-base, horário de trabalho, concursos e reposição de servidores, combate ao assédio moral, necessidade de uso das apostilas do Centro de Treinamento e Apoio ao Servidor (Cetra) e de os servidores participarem dos cursos de atualização, pagamento de férias e licença-prêmio, entre outros assuntos.
Ainda na reunião dos funcionários, o presidente Sartori entregou ao servidor Osvaldo José Baños, que deste abril de 1975 está no fórum de Mogi das Cruzes e atualmente é lotado no Distribuidor, uma camiseta da campanha “Doar é Legal – A Vida é Recarregável”, o relatório de gestão do primeiro semestre de 2013, uma cartilha do WikiTJ – a mais nova ferramenta de integração do Tribunal de Justiça – e o relatório da situação imobiliária do Judiciário paulista. “Com esse ato simbólico, a Presidência agradece a todos os servidores que atuam na 45ª Circunscrição Judiciária”, disse.
Enquanto o presidente conversava com as autoridades locais, a coordenadora do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP, Ana Raquel Orlando, apresentou as campanhas do CASC, com ênfase no “Doar é Legal - A Vida é Recarregável".
Para falar a respeito das questões relativas à comarca e região, estiveram reunidos com o presidente Sartori o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira; o prefeito e o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, respectivamente Marco Aurélio Bertaiolli e José Antonio Cuco Pereira; o vice-presidente da Câmara, Pedro Hideki Komura, representando o presidente; o secretário de Assuntos Jurídicos, Luís Sergio Marrano; o vereador Antonio Lino; o presidente da OAB de Mogi das Cruzes, Marcelo Eduardo Inocêncio; a defensora pública Roberta Marques Benzazzi Villaverde, representando o coordenador regional de Mogi das Cruzes; o presidente e vice-presidente da OAB de Itaquaquecetuba, respectivamente Zenival Alves de Lima e Maria Neide Batista; o delegado seccional de Policia Marcos Batalha; o delegado assistente da Seccional Evaldo José de Mello; o vereador Rolgaciano, representando a Câmara de Itaquaquecetuba; a assessora parlamentar Mariângela Ribeiro, representando a deputada estadual Heroilma Soares Tavares; a presidente da Assistência às Mulheres, Crianças, Adolescentes e Vítimas de Violência, Rosana de Sant’Ana Pierucetti; o coordenador operacional do 17º Batalhão, major PM Marcos Paulo Silva, entre outros.
Na conversa com os colegas, o presidente fez uma exposição das ações realizadas na administração do Tribunal. Acompanharam o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Irineu Jorge Fava; os juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges e Marcelo Lopes Theodosio; o secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar; e o chefe de gabinete, Rodrigo Marques de Campos.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br