‘Programa Cuide do seu Coração’, da SAS, explica o colesterol em palestra

        O Colesterol e a Saúde de seu Coração foi tema de palestra promovida hoje (26) pela Secretaria da Área da Saúde (SAS) no auditório do Gade 23 de Maio, que reúne gabinetes de desembargadores da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça. O evento integrou o Programa Cuide do seu Coração, que pretende divulgar informações e práticas a magistrados e servidores acerca da importância do cuidado com a saúde, especialmente no tocante ao controle, diagnóstico precoce e tratamento de doenças cardiológicas.

        A palestrante foi a médica do TJSP Adriana Regina Perez Brito, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em clínica geral, cardiologia e terapia intensiva. O encontro foi aberto pelo secretário da SAS, Tarcisio dos Santos, e o cirurgião-dentista e responsável pela Coordenadoria de Promoção à Saúde, Marcelo Angotti. Profissionais da área da saúde do Tribunal também compareceram.

        O colesterol é um tipo de gordura com funções essenciais ao organismo de diversos animais, mas que, em excesso, pode resultar em doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, um endurecimento da parede interna dos vasos sanguíneos causado pelo acúmulo de gordura. Segundo a especialista, altos níveis de colesterol no organismo estão associados a fatores genéticos, maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e estresse.

        “A aterosclerose é a maior causa de morte no mundo, sua evolução é lenta e os sintomas surgem quando o vaso já foi destruído”, afirmou a médica. “Não existe terapêutica curativa. A abordagem consiste em impedir a evolução da doença.”

        A incidência do mal é maior entre os homens com mais de 55 anos. No Brasil, cerca de 20% da população tem colesterol alto e – um dado relevante – 33% das pessoas que sofrem da doença no país têm menos de 45 anos. A mudança para um estilo de vida saudável, ainda que não cure a moléstia, tem a capacidade de reduzir o nível de colesterol no sangue. “Isso implica a adoção de uma dieta alimentar adequada, a suspensão do hábito de fumar e a prática regular de exercícios físicos”, ressaltou.

        As estatinas, surgidas na década de 90, têm sido empregadas com sucesso no tratamento de colesterol alto. “Ácidos graxos insaturados, como o ômega 3, também são benéficos e estão presentes em óleos vegetais, castanhas, alguns peixes de água fria, como o salmão, entre outros alimentos”, disse a médica.

        Antes e após a palestra, os presentes receberam revistas e folhetos explicativos sobre o colesterol e doenças do coração e puderam agendar consultas cardiológicas, a ser realizadas nos ambulatórios médicos do Tribunal.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP