Alerta contra fraude – número de recurso é utilizado para aplicação de golpe

        O Serviço de Processamento do 1º Grupo de Câmaras de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo verificou que um processo julgado em 1998 está sendo utilizado para a aplicação de golpes. Os estelionatários enviam cartas para as vítimas, com a informação de que elas seriam vencedoras no processo nº 9023156-06.1996.8.26.0000 e que, em razão disso, precisariam depositar certa quantia em dinheiro a título de custas processuais a fim de receberem suposto valor devido pelo julgamento da ação.

        Porém, segundo apurado pelo setor, o referido processo foi julgado extinto em razão da inépcia da petição inicial, não havendo, com isso, nenhum valor a ser pago.

        O Tribunal de Justiça de São Paulo alerta que os criminosos enviam falsos ofícios e não é raro os papéis terem o logotipo da instituição. Previna-se contra este tipo de golpe. Para confirmar a veracidade de documentos do Judiciário paulista, ligue para a unidade cartorária apenas nos telefones indicados no site do TJSP (www.tjsp.jus.br). À direita da página há um link denominado “Endereços, Horário de Atendimento e Telefones”, por meio do qual é possível fazer uma busca por unidade judicial.

        A Polícia Civil conta com investigações em andamento sobre esse tipo de golpe, mas é importante que as vítimas informem a ocorrência em uma delegacia. Assim como estas, existem muitas outras formas de fraudes na praça praticadas por meios eletrônicos ou não. Para trabalhar na prevenção, o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC) elaborou um guia com a descrição dos métodos mais utilizados pelos criminosos e como evitá-los. Acesse aqui.

 

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / MC (arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP