Três personalidades paulistas são condecoradas com o Colar do Mérito Judiciário

        Na tarde de sexta-feira (27), o Tribunal de Justiça de São Paulo prestou homenagem a três personalidades paulistas ao condecorá-las com o Colar do Mérito Judiciário – maior honraria do Judiciário paulista. São elas o comandante do Comando Militar do Sudeste, general-de-exército Adhemar da Costa Machado Filho; o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Newton De Lucca; e o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi.

        A solenidade ocorreu no Palácio da Justiça, no Salão Nobre Ministro Costa Manso. A mesa de cerimônia foi composta pelos homenageados e conduzida pelo presidente do TJSP, Ivan Sartori, onde esteve acompanhado do vice-presidente da Corte, José Gaspar Gonzaga Franceschini; do corregedor-geral da Justiça, José Renato Nalini; do presidente da Seção de Direito Privado, Antonio José Silveira Paulilo; do decano do Tribunal e ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Walter de Almeida Guilherme; do comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Liseo Zampronio; do comandante do IV Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro-do-ar José Geraldo Ferreira Malta; da vice-presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Ivette Senise Ferreira; do secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Roberto Fleury; e do deputado federal Beto Mansur.

        Após a leitura do termo de outorga da comenda, o Colar do Mérito Judiciário – concedido em razão dos relevantes serviços à cultura jurídica e ao Poder Judiciário – foi entregue pelo presidente Sartori primeiramente ao general Adhemar da Costa Machado Filho, seguido pelo desembargador federal Newton de Lucca e o juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi.

        Orador em nome do Tribunal de Justiça, o corregedor-geral Renato Nalini proferiu discurso em que narrou breve currículo dos homenageados e prestou reverência a cada um deles. “Esta cerimônia é um justo reconhecimento de raras virtudes. O vínculo comum entre estes homens é o caráter a servir de luzeiro para nós todos e para a posteridade”, afirmou. “Adhemar é um fidalgo parceiro do Tribunal de Justiça. Newton, além de dominar as letras jurídicas, é um poeta festejado e renomado. A Polícia Militar de Orlando é uma escola de formação patriótica. As três personalidades são brasileiros e paulistas que nos orgulham e nos quais devemos nos espelhar, leais parceiros em digníssimas causas.”

        O coronel Orlando Eduardo Geraldi, em breve fala, teceu agradecimentos aos juízes militares do TJM e seus servidores, aos desembargadores, magistrados e convidados, cumprimentou os demais agraciados e externou profunda gratidão pelo recebimento da honraria. “O presidente Ivan Sartori tem prestado apoio incondicional ao Tribunal de Justiça Militar, em todos os momentos. Após uma carreira dentro da corporação e do TJM, esta homenagem ficará marcada em mim”, declarou.

        O presidente do TRF-3, Newton de Lucca, que além de jurista também é homem dedicado à literatura, demonstrou a humildade própria daqueles que detêm elevado caráter. “Não sei se a homenagem que recebo é devida apenas à generosidade do presidente Sartori e seus pares ou se possuo algum mérito que justifique esta honra. Quanto mais honrarias recebermos, tanto mais humildes devemos ficar”, disse. “Externo a todos, do fundo do meu coração, o mais profundo agradecimento.”

        Militar de carreira, o general Adhemar da Costa Machado Filho ressaltou que por trás da face algo carrancuda de um homem da caserna há um espírito sensível e se alegrou pelo calor com que foi recebido no Palácio da Justiça. “Vim para cá pensando que seria uma cerimônia formal e protocolar, mas encontrei carinho e pessoas queridas, então me sinto à vontade e tranquilo”, contou. “Levo daqui imenso sentimento de gratidão e destaco a amizade entre o Exército e o Tribunal de Justiça de São Paulo.”

        Sartori saudou a todos que acompanharam a cerimônia no Salão Nobre Ministro Costa Manso e frisou que os agraciados naquela tarde eram pessoas destacadas no cenário brasileiro. “São homens extraordinários, que abraçaram a causa do Tribunal de Justiça. Adhemar é pessoa de fácil trato, sensível, e que nos ajudou no processo de destruição de armas depositadas nos fóruns do Estado. Newton é homem cultíssimo e vem fazendo um trabalho diferenciado e de destaque no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Geraldi é um amigo incansável e parceiro do Tribunal”, afirmou o presidente. “O Tribunal de Justiça tem feito parcerias e precisa dessa grande força para chegar à adequação exigida pelo jurisdicionado.”

        Acordo – Durante a solenidade, o presidentes Ivan Sartori e Newton de Lucca assinaram Convênio de Cooperação que permite ao TRF-3 a utilização do Salão do Júri, nas localidades dotadas de instalação própria e adequada, para realização das sessões plenárias do júri da Justiça Federal.

        Também prestigiaram a solenidade o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; o diretor do Departamento de Informática da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Edison Aparecido Brandão, representando o presidente; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Roberto Nóbrega de Almeida Filho, representando o presidente da Corte; o subprocurador-geral do Estado de São Paulo, Fernando Franco, representando o procurador-geral; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Wallace de Oliveira, representando o presidente; o corregedor-geral do TJM, Paulo Adib Casseb; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Sérgio Rosenthal; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o delegado de polícia Marco Antonio Desgualdo, representando o delegado-geral de polícia de São Paulo; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Renato Cerqueira Campos; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; desembargadores, magistrados, integrantes do Ministério Público e da advocacia; servidores públicos; amigos e familiares dos homenageados.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP