TJSP participa do programa Autoridades Mirins de Barueri

        Nesta terça-feira (1º), o estudante Henrique da Silva Carmo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Ezio Berzaghi, de Barueri, assumiu simbolicamente o cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. O presidente da Corte paulista, desembargador Ivan Sartori, não pôde participar devido a compromisso em outra localidade.

        O vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, recebeu no gabinete da Presidência cerca de 30 alunos do 6º ano da rede municipal de ensino da cidade. Durante a transmissão do cargo, ele manifestou alegria em receber os estudantes. “É uma honra transmitir o cargo à autoridade mirim e aproveito a oportunidade para parabenizar a Prefeitura de Barueri pela iniciativa de despertar para a cidadania”, enfatizou.
        O desembargador explicou ainda sobre a função do Tribunal de Justiça e disse aos estudantes que a profissão de juiz exige muita competência para realizar julgamentos justos. Em seguida, orientou: “Sempre façam o bem para o próximo. Vamos construir ao invés de destruir”.
        O vice-presidente mirim, que confidenciou ainda não ter definido a profissão que irá seguir, discursou em sua posse. “Fui nomeado para assumir este cargo e pretendo exercê-lo com dignidade e justiça em todas as funções”, disse, emocionado.
        A substituição do cargo faz parte do programa Autoridades Mirins, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município. Criado para colaborar com a formação cívica de estudantes da rede municipal de ensino, o programa consiste em apresentar aos estudantes o trabalho executado pelos poderes constituídos – Legislativo, Executivo, Judiciário e Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), além de grandes empresas. 
        A diretora de eventos da Secretaria de Cultura de Barueri, Risélia Pinheiro, esclareceu que “o programa surgiu em 1997 e as autoridades dos mais relevantes cargos são convidados a participar do projeto. As crianças que desejam ser autoridades mirins se candidatam nas escolas e são escolhidas por meio de votação. É um exercício de cidadania”, comemorou.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DG (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP