TJSP prestigia Prêmio Fundação Bunge 2013
Aos aplausos, agraciados com o Prêmio Bunge receberam sua premiação ontem (1º) em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes e que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori.
Criado há 58 anos, o Prêmio Bunge incentiva a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra” reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o país. Já a categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área. Já foram premiados mais de 170 personalidades.
Os contemplados deste ano com o Prêmio Fundação Bunge na categoria “Vida e Obra” foram Klaus Reichardt (área de Recursos Hídricos/Agricultura) e Leyla Perrone Moisés (Crítica Literária). Na categoria “Juventude” o agraciado na área de Recursos Hídricos para a Agricultura foi Samuel Beskow e em Crítica Literária, Alexandre Nodari.
Dirigentes da Bunge e da Fundação falaram das atividades da empresa e do Prêmio, da preocupação de produzir mais e melhor, desenvolver e estimular a agricultura sustentável. Foi observado que a produção intelectual no Brasil é valiosa, assegurando que há muito trabalho e esforço para contribuir para o desenvolvimento do país.
Foram apresentados vídeos, sobre as atividades da Bunge e também sobre os finalistas, que explanaram um pouco sobre suas vidas e suas área de atuação que lhes rendeu o Prêmio Bunge 2013.
O Tribunal de Justiça participa desde a escolha dos premiados, a qual é realizada na sede do TJSP e presidida por seu presidente. A reunião do Grande Júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores das principais universidades brasileiras, acontece no Salão Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça.
Ivan Sartori falou da seriedade do Prêmio, agradecendo a Fundação e os premiados pela preocupação com o futuro do Brasil e sua contribuição para o povo brasileiro.
O governador Geraldo Alckmin ressaltou que o Prêmio Bunge tem uma bela história há 58 anos. "A Bunge alimenta as pessoas de forma física (com alimentos) e a alma, por meio da ciência e do conhecimento. A grande importância do Prêmio é pela seriedade da Fundação e por quem o recebe".
Participaram da solenidade, além de Sartori e Alckmin, o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, os presidentes Jacques Marcovitch (Fundação Bunge) e Pedro Parente (Bunge), dentre outros.
O evento foi encerrado com uma apresentação do cantor e compositor Toquinho, em comemoração aos 100 anos de Vinícius de Moraes.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br