Juizado Itinerante participa de ação social no Parque do Carmo
O motor do Juizado Itinerante de São Paulo foi ligado no último domingo (29) para levar a Justiça ao Parque do Carmo, zona leste da Capital. O serviço foi oferecido durante a 1ª Ação Socioambiental, evento realizado em homenagem ao aniversário do parque. O convite partiu da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, pelo diretor do Departamento de Planejamento Ambiental, Evandro Reis.
O parque recebeu seus convidados com tendas de educação ambiental onde foram promovidas oficinas e palestras. Para quem tinha algum conflito a resolver, estavam lá funcionários do TJSP, que prestaram atendimento a 17 pessoas – uma ação foi iniciada.
Além do Juizado Itinerante, também foram oferecidos à população serviços e atividades voltados ao meio ambiente, como oficina de horta vertical em garrafa pet, trilhas, palestras sobre forma de plantio por semente e por outras partes da planta e exposição de animais.
Saiba mais sobre o Juizado Itinerante
O Juizado Itinerante foi instituído pelo Tribunal em 11 de agosto de 1998 e possui a mesma competência jurisdicional dos Juizados Especiais Cíveis. Atendem questões que envolvem valor de até 40 salários mínimos, sendo que até 20 salários não é necessário constituir advogado. As causas mais frequentes são de direito do consumidor, conflitos de vizinhança e acidentes de trânsito. O sistema não aceita reclamações trabalhistas, criminais e de pensão alimentícia.
Todos que procuram o serviço saem do local com uma resposta, pois se a questão não for de competência do Itinerante, são fornecidas informações sobre os procedimentos para o encaminhamento e solução do problema. Qualquer pessoa maior de 18 anos, portando RG, pode procurar o atendimento e entrar com uma ação. É preciso saber o nome e o endereço do réu.
Comunicação TJSP – LV (texto) / Juizado Itinerante (foto)