Judiciário paulista debate questão urbana
Em razão das mobilizações populares, que tomaram as ruas das grandes metrópoles, não é mais possível pensar as cidades e seus conflitos – em sua maioria judicializados, somente pelo enfoque legal
Com esse raciocínio, amanhã (4), a partir das 8h30, pela primeira vez, magistrados, pesquisadores, educadores, representantes de movimentos populares e profissionais da área urbana se reúnem na Escola Paulista da Magistratura (EPM), órgão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para o seminário Vozes da Cidade, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça e pela EPM.
O objetivo do evento é estimular a reflexão sobre os diversos aspectos da questão urbana, tendo como premissa que as cidades devem ser vistas sob um panorama muito mais amplo do que o direito de propriedade ou de construir e a legislação jus-urbanística, conforme ficou demonstrado pelas mobilizações populares de junho.
Para isso, foram convidados profissionais e pesquisadores que têm a temática urbana entre suas preocupações centrais, para apresentarem a visão e as experiências de suas respectivas áreas de atuação sobre a cidade. Entre eles, o arquiteto José Armênio de Brito Cruz, o engenheiro José Luiz Portella Pereira, a socióloga Barbara Freitag Rouanet, o artista plástico Paulo von Poser, o deputado federal e professor Gabriel Chalita e um representante do Movimento Passe Livre.
8h45 às 9h – abertura
Des. Armando Sérgio Prado de Toledo – diretor da Escola Paulista da Magistratura
Des. José Renato Nalini – corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo
9h às 9h30 – Gabriel Chalita – professor e deputado federal
9h30 às 10h – José Armênio de Brito Cruz – presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção São Paulo
10h às 10h30 – José Luiz Portella Pereira – ex-secretário geral dos Ministérios do Esporte e dos Transportes, ex-secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, engenheiro civil, colunista do jornal Folha de S.Paulo
10h30 às 11h – Paulo von Poser – arquiteto e artista plástico, autor do livro “A cidade e a rosa”
11h às 11h30 – Bárbara Freitag Rouanet – professora emérita da UnB
11h30 às 12h – Representante do Movimento Passe Livre
12h às 12h30 – debates
Local: Rua da Consolação, 1.483 – 2º andar
Data: 4/10/13, das 8h30 às 12h30
Inscrições pelo site da Escola: www.epm.tjsp.jus.br
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / EPM (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br