Servidores do TJSP participam de palestra sobre motivação
Com o tema “Motivação, Gestão e Planejamento”, o Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra), em conjunto com o projeto “Aulas Magnas – Curso de Atualização Permanente”, promoveu hoje (4) mais uma palestra direcionada ao aperfeiçoamento profissional de servidores e magistrados, desta vez com o antropólogo Luiz Almeida Marins Filho.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, realizou a abertura do evento. “É com muita alegria que nos encontramos hoje. Estamos investindo na gestão de pessoal, procurando valorizar ao máximo os servidores. Para tanto, temos que dar estrutura para os senhores trabalharem”. Ivan Sartori agradeceu a presença do palestrante, profissional reconhecido em todo o País. A secretária da Primeira Instancia do TJSP, Ana Lucia da Costa Negreiros, também prestigiou a aula.
Luiz Almeida Marins Filho tem formação no Brasil e em outros países em antropologia, história, direito e em outras áreas do conhecimento, é professor em cursos de pós-graduação em universidades no Brasil e no exterior e é, também, autor de vários livros. O palestrante estudou aborígenes australianos, povo extremamente primitivo, e concluiu que o que motiva as pessoas é seu estado intrínseco. “O que separa o ser humano de outros animais é a inteligência, que nada mais é que um farol que ilumina o caminho, mas não faz caminhar”. Ele destacou que é preciso educar a inteligência, é necessário querer. “Quando se perde a vontade de querer, a gente perde a vontade de viver”. Desta maneira, fez questão de frisar: “Mais importante que a inteligência, é a vontade”.
Marins afirmou que as pessoas vivem 70% do tempo do passado, ou por culpa ou por nostalgia. Por outro lado, vivem 25% do tempo no futuro, por ansiedade ou por devaneio. “O que na verdade importa são os 5% que correspondem ao momento atual, o agora.” Ao final da palestra, disse que uma pessoa pode se realizar no trabalho. “É preciso apenas querer”, afirmou.
O secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, também esteve presente e falou aos servidores. “Sairemos daqui melhores do que entramos e agradeço a RAJ de Sorocaba, na pessoa do juiz Jayme Walmer de Freitas, que possibilitou a vinda do nosso palestrante.”
Durante o encerramento, Marins foi convidado a retornar em nova oportunidade pelo juiz Gilson Delgado Miranda. “Parabenizo e agradeço o palestrante pela aula e muitos servidores já manifestaram interesse em assistir nova apresentação.”
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br