Judiciário paulista participa de homenagem ao jurista e vice-presidente da República
O presidente do Tribunal de justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, participou ontem (3) da sessão Plenária Extraordinária Solene do Tribunal Regional Federal da 3ª Região-TRF3, na qual o vice-presidente da República, Michel Temer, recebeu o Colar do Mérito Judiciário “Ministro Pedro Lessa”, pelos serviços prestados à Cultura Jurídica e à Justiça Federal.
Na sessão, presidida pelo desembargador federal Newton De Lucca, além do presidente Sartori, integraram a mesa de honra, a chefe em exercício da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, Janice Ascari; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo OAB SP, Marcos da Costa e o presidente da Seção de Trabalhos Públicos do Conselho de Estado da República Francesa e vice-presidente da Associação Internacional de Juízes Tributaristas, Philippe Martin.
Todos os integrantes da mesa fizeram uso da palavra. Em sua vez, o presidente Sartori ressaltou que muitas vezes, o homenageado, foi chamado a intervir para colocar o país politicamente nos trilhos. “Em inúmeras vezes, sua história se confunde com a história recente do Brasil.“
Em discurso emocionado, o anfitrião Newton De Lucca falou da longa amizade com o homenageado e citou frases de poemas de Álvares de Azevedo e do próprio Michel Temer, que recentemente lançou um livro de poesias.
Ao agradecer a outorga do Colar do Mérito Judiciário, o vice-presidente falou de sua carreira jurídica e da estabilidade institucional que o país vive nos últimos anos. “Estamos comemorando 25 anos da Constituição Federal sem crise institucional e o Poder Judiciário é a pedra angular de sustentação no país.”
Entre outras autoridades, acompanharam a cerimônia o desembargador Irineu Jorge Fava, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e o juiz assessor da Presidência Guilherme de Macedo Soares.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br