Fóruns de Itapeva e Rio Claro participam do movimento 'Outubro Rosa'
As comarcas de Itapeva e Rio Claro aderiram à campanha "Outubro Rosa", movimento popular internacional que busca incentivar o autoexame e também a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente, de cura do câncer de mama.
Em Itapeva, a Associação dos Voluntários de Apoio e Combate ao Câncer da cidade (AVACCI) procurou a administração do fórum em busca de apoio. O responsável do setor, José Cláudio Ferreira Bueno, abraçou a ideia e com a anuência do juiz diretor do prédio, Rodrigo Vieira Murat, implementou a campanha na comarca. Lâmpadas rosas foram colocadas nas entradas dos corredores e na fachada do fórum.
Em Rio Claro, a Associação dos Servidores do Judiciário, com o apoio da juíza diretora do Fórum, Cyntia Andraus Carretta, confeccionou panfletos informativos e laços de fita rosa – alusivos à campanha – que serão distribuídos durante o mês. O laço rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
O movimento “Outubro Rosa”, que teve seu início marcado pela iluminação de monumentos históricos, tomou proporções mundiais passando pela Torre de Pisa (Itália), Arco do Triunfo (França) e chegou ao Brasil. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.
Para sensibilizar a população, as cidades se enfeitam com os laços na cor da campanha, principalmente nos locais públicos. Surgiram também outras ações como corridas, desfiles de modas, partidas de boliche etc.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano a doença provoca cerca de oito milhões de mortes no mundo. Estima-se que um terço delas poderia ser evitada com prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes.
Saiba mais sobre o assunto no site do Instituto Nacional do Câncer.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Comarca de Itapeva (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br