Reuniões de trabalho e homenagem aos 80 anos da API completam a pauta do presidente do TJSP no Distrito Federal
Integrantes do Poder Judiciário foram homenageados hoje (8), durante a Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília, que comemorou os 80 anos da Associação Paulista de Imprensa (API).
Conduzido pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá, a mesa de honra foi integrada pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, pelo presidente da API, Sérgio Redó, pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, pelo senador Ciro Nogueira e pelo deputado federal Duarte Nogueira, representando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Ao fazer uso da palavra, os oradores defenderam a imprensa livre a liberdade de expressão e enalteceram a renovação e fortalecimento que a API tem empreendido no decorrer de sua história. Os 25 anos da “Constituição Cidadã” também foram lembrados pelos participantes. Diante da lembrança dos grandes nomes do jornalismo como Cásper Líbero e Assis Chateaubriand, o conhecido Chatô, a API foi citada como aquela que não se intimidou diante da censura que anos a fio assolou o país.
O presidente da API, Sergio Redó, destacou a importância da presença do presidente do TJSP na cerimonia comemorativa dos 80 anos da associação. “Isso demostra a sua preocupação com, a comunicação social em São Paulo e no Brasil e o respeito que tem para com a imprensa sempre pronto a ouvir e dar suas declarações.” Em sua manifestação, o presidente Sartori falou da importância de uma imprensa livre, informada e comprometida com a verdade.
Para o ex-presidente do STF, ministro Ayres Britto, também homenageado pela API, ele vivenciou dois momentos importantes em sua passagem pelo Supremo: o reconhecimento de que a Constituição Federal reservou à imprensa sem censura prévia e a liberdade de humor, nas charges e caricaturas, mesmo em período de eleição. “A imprensa tem o direito de informar e de buscar por conta própria as informações.”
Entre os presentes à solenidade estavam o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Henrique Nelson Calandra, o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Celso Luiz Limongi, também homenageado, a juíza auxiliar da capital (São Paulo) Mariana Souza Neves Salinas e os juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares e Regis de Castilho Barbosa Filho, deputados, juristas e jornalistas.
Agenda – O presidente do TJSP desembargador Ivan Sartori esteve reunido ontem (7), na residência oficial do Senado, com o presidente do Senado Federal Renan Calheiros e os senadores Vital do Rêgo e Luiz Otávio para tratar da competência delegada.
Hoje (8), com a pauta relativa a assuntos de interesses do Poder Judiciário, o presidente Sartori foi recebido pelo senador Antonio Carlos Rodrigues.
Ao final da tarde, na Câmara dos Deputados, ainda para tratar da competência delegada, o presidente Sartori se reuniu com os deputados federais Arnaldo Jardim, Arnaldo Faria de Sá, Guilherme Campos, Ricardo Izar e Vanderlei Macris.
Os juízes assessores da Presidência do TJSP, Guilherme de Macedo Soares e Regis de Castilho Barbosa Filho acompanharam o presidente Sartori em todas as reuniões no Distrito Federal.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RS e LS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br