Comarca de Nova Odessa recebe 2ª Vara Judicial

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, inaugurou nesta quinta-feira (10) a 2ª Vara da Comarca de Nova Odessa. A cerimônia, realizada no Salão do Júri do fórum, contou com a presença de um grande público, que lotou as dependências do local.
        Ao abrir a solenidade, a juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, que responderá pela nova unidade, falou sobre a importância da instalação e a expectativa em relação aos desafios que terá de enfrentar. “Hoje vivemos um momento histórico na Comarca de Nova Odessa, pois instalamos a tão esperada 2ª Vara, graças ao esforço de muitos, mas em especial ao empenho de Vossa Excelência, presidente Ivan Sartori, que tem se mostrado um verdadeiro líder, que mudou a mentalidade do Poder Judiciário. Sem a dedicação de vossa excelência não estaríamos aqui hoje. Sinto-me honrada em estar aqui e espero responder às expectativas, pois estamos a serviço da população”, afirmou a magistrada.
        O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Nova Odessa, Alessandre Passos Pimentel, afirmou que a solenidade marcava uma nova era para a população do município, que há muito clamava por uma ampliação do Poder Judiciário local. “Este é um novo momento que se inicia, um novo momento de cidadania para esta comarca”, ponderou. “A instalação dessa vara confirma uma gestão profundamente comprometida com a acessibilidade à Justiça. A nova unidade vai significar um futuro melhor para todos os jurisdicionados de Nova Odessa.”
        Em seguida, o deputado estadual Cauê Macris afirmou que a instalação da 2ª Vara só foi possível em razão do esforço da Presidência do TJSP em manter um constante diálogo com os demais Poderes. “Uma das grandes ações que Vossa Excelência fez foi estreitar o relacionamento entre os três Poderes”, disse, dirigindo-se ao presidente Sartori. “O diálogo é sempre fundamental para conseguirmos os nossos objetivos, ou seja, é possível realizar um trabalho sério se tivermos um bom planejamento. Posso dizer com tranquilidade que o Judiciário paulista é, hoje, um Poder muito melhor do que era anteriormente.”
        O deputado federal Vanderlei Macris relatou sua experiência como serventuário do Poder Judiciário e falou da alegria em presenciar a instalação da unidade judicial na comarca. “Trabalhei nove anos como escrevente de sala na Comarca de Americana e me lembro com carinho daquela época. Hoje estou aqui nesta solenidade como representante do Poder Legislativo, parceiro do Judiciário paulista, e me sinto muito feliz em ver que o pleito da comunidade local foi atendido pelo presidente Sartori. Parabéns ao povo de Nova Odessa”, concluiu.
        O coordenador da 53ª Circunscrição Judiciária - da qual Nova Odessa faz parte -, desembargador Dimas Borelli Thomaz Júnior, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos magistrados para dar conta do grande volume de trabalho. “Muitas vezes as pessoas não sabem da angústia de um magistrado ao chegar ao seu gabinete e ver a quantidade de processos que tem para julgar. Pensem na angústia dessa magistrada que assume hoje uma vara com aproximadamente 13 mil processos. Quem nos olha de fora não vê as dificuldades que enfrentamos. Mas temos juízes valorosos e venceremos todos os obstáculos”, disse.
        O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, agradeceu ao presidente Sartori por possibilitar a instalação da nova unidade e falou sobre a doação, por parte da Municipalidade, de um terreno para a construção do novo fórum da cidade. “Obrigado, presidente Ivan Sartori, por olhar para a nossa cidade com carinho. Hoje é um dia de festa e de muita alegria para nós, pois realizamos um sonho há muito esperado. E para melhorar ainda mais a prestação jurisdicional à nossa população, venho aqui dizer que já aprovamos a doação do terreno para a construção do nosso novo fórum. Em breve, comemoraremos mais essa conquista. Nova Odessa merece.”
        Ao encerrar a solenidade, o presidente Ivan Sartori falou sobre a dificuldade de administrar a maior Corte de Justiça do País e dos projetos implementados durante a sua gestão. "Estamos lutando muito para vencer as dificuldades que se têm apresentado. Temos tentado diminuir o déficit de servidores com a nomeação de 3.200 mil escreventes até agora e pretendemos atingir o número de 4 mil. É um trabalho muito intenso, mas estamos vencendo os obstáculos.”
        Sobre a nova unidade, o presidente afirmou ser uma grande satisfação instalar a 2ª Vara e desejou sucesso à magistrada que a assumirá. “Cumprimento a doutora Michelli e desejo um profícuo trabalho, pois vossa excelência tem todas as qualidades para assumir a vara. Se Nova Odessa tinha uma juíza valorosa, a partir de agora temos duas”, concluiu o presidente.
        À solenidade estiveram presentes, também, os juízes assessores da Presidência do TJSP Marcelo Lopes Theodosio, Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges e João Baptista Galhardo Júnior; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP, Rodrigo Marques de Campos; o secretário da Presidência do TJSP, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar; a juíza diretora do fórum de Nova Odessa, Daniela Martins Filippini; o juiz diretor do fórum de Sumaré, Gilberto Vasconcellos Pereira Neto; o juiz de direito e coordenador da Associação Paulista de Magistrados na circunscrição de Americana, Eugênio Augusto Clementi Júnior, representando o presidente da Apamagis e o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o vice-prefeito de Nova Odessa, Oscar Bergreen; o diretor da Guarda Civil de Nova Odessa, Robson Fontes Paulo; o comandante do 48º BPM-I, tenente coronel PM Antonio Bueno de Oliveira Neto; o delegado de polícia titular de Nova Odessa, representando o delegado seccional de Americana, Antonio Donizete Braga; a procuradora do Estado, representando o procurador-geral do Estado, Cíntia Cristina Silvério Santos; o promotor de Justiça de Nova Odessa, Carlos Alberto Ruiz Nardy; o juiz Eugênio Augusto Clementi Júnior; os vereadores Antonio Carlos Sacilotto, José Pereira, Antônio Alves Teixeira, Avelino Xavier Alves, Carla Furlini de Lucena, Celso Gomes dos Reis Aprígio, Cláudio José Schooder, Vladimir Antônio da Fonseca e Sebastião Gomes dos Santos; além de servidores públicos, advogados e cidadãos novaodessenses.

        Mais fotos no Flickr.                                                                                     

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP