São Paulo sedia Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça
O Tribunal de Justiça de São Paulo sediou na semana passada (dias 10 e 11 de outubro) o IX Congresso Brasileiro de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2013), que recebeu 120 assessores de imprensa de tribunais, ministérios públicos, defensorias, OAB e associações de classe ligadas ao sistema de Justiça de todo o País.
O evento é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em março de 2002. O objetivo do Fórum, atualmente presidido pela jornalista Rosangela Sanches, diretora de comunicação do TJSP, é ampliar o debate sobre a comunicação na Justiça, envolvendo juízes, procuradores, promotores, jornalistas, publicitários, organizações governamentais e não-governamentais, bem como a sociedade civil, de forma a construir organizações onde a comunicação esteja a serviço do cidadão.
O Conbrascom 2013 aconteceu no auditório do edifício MMDC, prédio dos gabinetes da Seção de Direito Público. O presidente do TJSP, desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, participou da abertura do evento e destacou a importância da área de comunicação para os órgãos da Justiça. “Sem transparência não é possível levar adiante qualquer relacionamento, seja com a imprensa, seja com qualquer outra instituição”, afirmou.
A presidente do FNCJ, Rosangela Sanches, aproveitou a abertura do Conbrascom 2013 para convocar os colegas a refletir sobre o papel das assessorias. “Qual é o nosso papel? A culpa do povo não conhecer o Judiciário é nossa?(...) A luta por um imprensa livre e bem amparada é o nosso desafio”, disse.
Também participaram da abertura do Conbrascom 2013 a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), desembargadora Maria Doralice Novaes; o coordenador do edifício MMDC, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região, Cláudia Regina Lovato Franco; o defensor Rodrigo Vidal Nitrini, representando a defensora pública geral do Estado de São Paulo, Daniela Cembranelli; e a diretora da Mulher Advogada da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Tallulah Kobayashi Carvalho, representando o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa.
Ao longo dos dois dias, os profissionais de comunicação trocaram experiências e acompanharam palestras com os jornalistas Ricardo Kotscho, Ana Branbilla, Frederico Vasconcellos, Silvana de Freitas (atual assessora de imprensa da Corregedoria do CNJ, que trabalhou no Supremo Tribunal Federal) e Roberto Cabrini e com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Ney José de Freitas, que já atuou no Conselho Nacional de Justiça.
A programação também contou com a apresentação dos cases finalistas do XI Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido também pelo FNCJ com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços das assessorias de comunicação a partir do destaque de experiências bem sucedidas na área. O prêmio contempla 20 categorias e o Gabinete de Comunicação Social do TJSP foi o vencedor na área de “Relacionamento com a Mídia”, com o trabalho de transmissão do júri de Mizael Bispo, condenado pela morte da advogada Mércia Nakashima em março deste ano. O jornalista Caco Barcellos, do programa Profissão Repórter (TV Globo), recebeu o prêmio honorário, ao lado de Flávio Damiani, ex-presidente do FNCJ e um de seus fundadores.
Ao final do congresso, os participantes redigiram a Carta de São Paulo, com a conclusão dos trabalhos e propostas para o aprimoramento da comunicação na Justiça.
Veja lista dos trabalhos vencedores:
Categoria Jornal
Jornal Anamatra
Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Anamatra
Categoria Revista
Revista Argumento
Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Pernambuco)
Categoria Campanha de Comunicação Institucional
Campanha de Comunicação para a Residência Judicial
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte
Categoria Campanha de Comunicação Publicitária
Droga no estádio? Não Rola!
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Categoria Endomarketing
O Tribunal (além) do Trabalho - Amizade que ultrapassa o expediente
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Categoria Inovação
Comunicação na Execução Penal
Tribunal de Justiça de Rondônia
Categoria Conteúdo Web
Mídias Sociais
Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
Categoria Projeto Institucional
Semana da Pessoa com Deficiência
Ministério Público de Pernambuco
Categoria Publicação Especial
Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável em Quadrinhos
Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Anamatra
Categoria Vídeo Institucional
Vídeo GT Racismo
Ministério Público de Pernambuco
Categoria Programa de TV Nacional
Brasil Eleitor
Tribunal Superior Eleitoral
Categoria Programa de TV Regional
Sergipe Justiça
Tribunal de Justiça de Sergipe
Categoria Reportagem de TV
O processo do amor
Tribunal Regional do Trabalho 2a Região (São Paulo)
Categoria Programa de Rádio
MP Notícias
Ministério Público da Paraíba
Categoria Relacionamento com a Mídia
Caso Mércia Nakashima
Tribunal de Justiça de São Paulo
Categoria Projeto Temático
Informe Legal
Tribunal de Justiça de Sergipe
Categoria Projeto Científico
O valor do capital social nas mensagens do CNJ no Twitter
Hugo Cardim Pinheiro
Categoria Prêmio Honorário (reconhece a contribuição de um profissional da mídia na difusão dos direitos sociais e cobertura no âmbito da Justiça)
- Jornalista Caco Barcelos – TV Globo
- Jornalista Flávio Damiani – ex-presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
Categoria Júri Popular (eleito pelos congressistas dentre todos os trabalhos finalistas do Prêmio)
Projeto São João Vertical
Tribunal de Justiça de Sergipe
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / Conbrascom e GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br