Presidente Prudente inaugura unidade do Cejusc
Na segunda-feira (14) foi inaugurada, em Presidente Prudente, a 76ª unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que funcionará no mesmo prédio do Poupatempo da cidade, localizado na Avenida Brasil, 1383 – Vila São Jorge.
A cerimônia foi presidida pelo desembargador Vanderci Álvares, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ivan sartori.
De acordo com o desembargador, “enquanto no restante do território brasileiro temos apenas 36 unidades de Cejuscs, cuja instalação é exigida pelo CNJ, o Estado de São Paulo inaugura neste momento, a sua 76ª unidade”. Disse ainda que “o pré-processual do Cejusc tem trazido enorme resposta ao TJSP, representando uma nova forma de se ver o Judiciário, na medida em que promove o respeito à cidadania.”
O Centro de Conciliação de Presidente Prudente foi concretizado por meio de parceria com a prefeitura local. O juiz Michel Feres, do Juizado Especial Cível de Presidente Prudente e também juiz coordenador do Cejusc da localidade, lembrou que “o serviço será mais rápido, gratuito e não trará os percalços do processo na Justiça”.
Na tarde do mesmo dia (14), o desembargador Vanderci Álvares realizou em Presidente Prudente a primeira mediação de segundo grau da região, obtendo resultado positivo, na medida em que as partes manifestaram interesse na composição amigável.
À solenidade estiveram presentes o prefeito municipal, Milton Carlos de Mello; os deputados estaduais Mauro Bragatto e Edson Thomazini; o presidente da Câmara Municipal, vereador Valmir da Silva Pinto; presidente da Seção local da OAB, Rodrigo Lemos Arteiro; além de representantes do Ministério Público, Procuradoria da Fazenda Estadual, Procuradoria Municipal, Defensoria Pública Estadual e das Polícias Civil e Militar.
Estiveram presentes também juízes da comarca de Presidente Prudente, bem como da Escola Paulista da Magistratura - EPM, representada, na ocasião, pelo juiz diretor do Fórum local e diretor da 5ª Região Administrativa Judiciária, Antonio Roberto Sylla.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / divulgação (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br