Presidente do TJSP recebe o título de “Cidadão Mariliense”
Homenagem da municipalidade tornou o presidente do TJSP o mais novo filho da terra, cidade em que nasceu sua esposa e os familiares dela
No interior da Câmara de Marília, na noite da última quinta-feira (17), não havia espaço para mais pessoas. Magistrados, promotores de Justiça, integrantes das Polícias Civil e Militar, políticos, servidores do Judiciário e cidadãos marilienses e da região dividiam as acomodações a do plenário onde se realizou a sessão solene que concedeu ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, o mais alto título da cidade – aquele que o incluiu entre os que ali nasceram.
A homenagem, proposta pelo vereador Herval Rosa Seabra, levou em consideração algumas benfeitorias à Comarca de Marília como a instalação da Vara da Fazenda Pública, do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) – hoje já são 76 unidades em todo o Estado – e a informatização dos serviços judiciários. Segundo o vereador, que foi contemporâneo de Pedro Conde (sogro do presidente Sartori) na primeira turma da Faculdade de Direito de Marília, a propositura da indicação ao título de “Cidadão Mariliense” levou em conta também a franqueza, lealdade e fraternidade, “mote desse novo período”, disse referindo-se à gestão na Presidência do TJSP. Ele também lembrou o trabalho pioneiro do Comitê de Ação Social e Cidadania (Casc) e o fato de o presidente, pelo diálogo, ter ouvido e dado voz a juízes e servidores.
Para o juiz da 3ª Vara Criminal de Marília, Décio Divanir Mazeto, a homenagem era mais que merecida. “As atitudes ousadas e as respostas corajosas já demonstradas no espaço de tempo da gestão exercida, dão o formato exato da disposição de Vossa Excelência em quebrar velhos paradigmas e oxigenar formulas anacrônicas e sacramentadas pelo tempo, mas que nos dias de hoje já não se apresentam funcionais. Esse perfil destemido não é apenas uma convicção nossa, mas de todos quantos têm a oportunidade de acompanhar a administração Ivan Sartori.”
O prefeito de Marília, Vinícius Almeida Camarinha, parabenizou a iniciativa do vereador Seabra e dos demais vereadores, já que a proposta foi aprovada por unanimidade. Ele falou da época em que era deputado e testemunhou o trabalho do presidente Sartori para a aprovação de projetos de lei na Assembleia Legislativa com idas ao Colégio de Líderes e a sua convicção pela necessidade de mudanças. Exaltou a presença maciça dos juízes à solenidade e ofereceu ao presidente o titulo de hospede oficial e visitante ilustre da cidade.
Em nome dos magistrados e servidores marilienses a juíza Paula Jacqueline Bredariol de Oliveira, da 1ª Vara Cível, entregou ao presidente uma placa de agradecimento. Também fez questão de registrar o seu agradecimento pelo reconhecimento que o presidente Sartori demonstra à importância do trabalho da Polícia Civil, o vereador delegado Wilson Damasceno.
Em suas palavras, emocionado agradecimento: “Minha esposa Claudia é mariliense. “Minha sogra também é nascida aqui, meu sogro em Oriente, aqui pertinho. Sinto-me honrado em receber esse título. Agora posso dizer que sou conterrâneo da minha mulher. Isso só fortifica os laços familiares.” O presidente elogiou a necessária parceria com as prefeituras e falou que o Judiciário começa a seguir seu rumo ao futuro com mais agilidade e eficiência graças ao trabalho conjunto e colaborativo existente entre juízes, servidores, juízes assessores da Presidência e representantes das municipalidades, instituições e entidades. “Aqui me sinto em casa, muito obrigado, reforçou, ao término de sua explanação.
A solenidade contou com a presença entre outras autoridades do presidente da Câmara, que presidiu a cerimônia, Luiz Eduardo Nardi; do desembargador Luiz Antonio Silva Costa acompanhado de sua esposa Maiza Bugni; da juíza diretora do fórum de Marília Paula Jacqueline Bredariol de Oliveira, representando a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), do promotor de Justiça da Comarca de Marília Jairo José Gênova; da procuradora do Estado, Tomie de castro, representando o procurador do Estado chefe da Comarca de Marília; da juíza assessora da Presidência Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges; do advogado Romulo Maldonado Villa, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Marília; do presidente da Câmara de Ipaussu, Roberto Tiririca Guidio Perez; do comandante do 9º BPM-I, tenente coronel PM Marcos Cesar Gritscher Leite; do delegado de polícia assistente da Seccional de polícia de Marília, Amarildo Leal, representando o delegado de polícia seccional; dos vereadores de Marília, Cícero Carlos da Silva, José Bassiga da Cruz, José Expedito Carolino, José ferreira de Menezes Filho, Marcos José Custódio, Mário Coraíni Júnior, Samuel ferreira de Menezes, Silvio Sadao Harada, Sônia Maria Ribeiro Tonin e Wilson Alves Damasceno; do secretário da Presidência do TJSP, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar; do chefe de gabinete do TJSP, Rodrigo Marques de Campos; magistrados, integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo, servidores e cidadãos marilienses e da região.
A cerimônia se encerrou ao som do Hino à Marília, música de Jorge Galati e letra de Zelinda Tognoli Galati Moneta.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br