TJSP inaugura nova área no fórum de Cachoeira Paulista
Na segunda-feira (4), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, presidiu, no salão do júri, a solenidade de inauguração da nova área do fórum de Cachoeira Paulista.
A ampliação do espaço foi possível graças à celebração de convênio entre a Prefeitura de Cachoeira Paulista e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. A nova ala, com seis salas, de acordo com a juíza diretora do fórum, Roseane Cristina de Aguiar Almeida, é o primeiro passo para a instalação da tão aguardada 2ª Vara Judicial. “A ampliação foi realizada em conformidade com a Resolução 114 do Conselho Nacional de Justiça, para atender melhor os profissionais do direito e a população local que, diariamente, buscam os serviços do Poder Judiciário.”
Para o prefeito João Luiz do Nascimento Ramos, que conhece muito bem o trabalho do Poder Judiciário, “o fórum de Comarca de Cachoeira Paulista, ao receber essa ampliação, doutor Ivan Sartori, amplia também as suas condições de atendimento diante dos corações dos servidores e servidoras que aqui trabalham; diante dos corações dos juízes e juízas que aqui estão e por aqui passaram. A coisa pública é formada também de pessoas, de corações e de sentimentos... E pude sentir isso quando fui recebido pelo senhor no Egrégio Tribunal de Justiça, com tanta cordialidade, tanta ternura dando testemunho do compromisso com a pessoa humana, com a chamada humanização do atendimento público e das relações institucionais”. O prefeito encerrou seu discurso com agradecimentos aos que contribuíram para que a ampliação do fórum se tornasse realidade e à parceria firmada pelo Tribunal de Justiça e a prefeitura de Cachoeira Paulista.
Em suas palavras, o presidente Ivan Sartori agradeceu o trabalho obstinado da magistrada Roseane Cristina de Aguiar Almeida “voltada sempre aos interesses do Judiciário e dos jurisdicionados”, a recepção proporcionada pelos servidores, a presença de vários desembargadores e juízes na solenidade e a parceira com o município de Cachoeira Paulista. “Tudo vale a pena quando encontramos desembargadores, juízes e servidores como hoje vemos aqui. Confiamos na nossa magistratura e em nossos servidores. Agora, Cachoeira Paulista está em condições de oferecer uma jurisdição mais célere, mais estruturada. Com a ampliação, Cachoeira receberá mais uma vara”, disse o presidente, não sem antes agradecer a todos pelo excelente trabalho desenvolvido na comarca.
À solenidade estiveram presentes os coordenadores da 48ª Circunscrição Judiciária – Guaratinguetá, desembargadores Roberto Galvão de França Carvalho e José Maria Mendes Gomes; o presidente da Câmara de Cachoeira Paulista, Marcelo Nunes de Oliveira; o deputado estadual Afonso Lobato; os desembargadores Artur Marques da Silva, Clóvis Castelo, Egidio Jorge Giacoia, Fernando Melo Bueno Filho e Francisco Thomaz de Carvalho Júnior; o juiz substituto em 2º grau João Pazine Neto; o defensor público da Comarca de Taubaté, Ricardo Gabriel Gomes Pedreira, representando a defensora-pública geral; o juiz diretor do fórum e da 9º Região Administrativa Judiciaria de São José dos Campos, José Loureiro Sobrinho; o juiz da Vara do Juizado Especial Criminal de São José dos Campos e coordenador do Núcleo Regional da Escola Paulista da Magistratura da Comarca de São José dos Campos, Flavio Fenoglio Guimarães, representando o diretor da EPM e o presidente da Associação Paulista de Magistrados; o juiz diretor do fórum da Comarca de Lorena, José Fabiano Camboim de Lima; o juiz diretor do fórum da Comarca de Cunha, Valdir Marins Alves; a juíza diretora do fórum da Comarca de Aparecida, Denise Vieira Moreira; a juíza diretora do fórum do FD de Piquete, Katia Margarido Barroso; o juiz diretor do fórum FD de Roseira, Luiz Henrique Antico; o juiz assessor da Presidência do TJSP, Marcus Vinicius Rios Gonçalves; a presidente Subseção de Cachoeira Paulista, Silmara Ferreira da Silva, representando o presidente da Ordem dos Advogados dos Brasil Seção São Paulo; o delegado de polícia de Cachoeira Paulista, Márcio Celso Ribeiro Sene; a tenente PM Adriana Oliveira Silva, representando o comandante da Polícia Militar de Cachoeira Paulista; o prefeito de Silveira, Edson Mendes Mota; o presidente da Câmara de Silveira, Danilo Romero Sodero; a vice-prefeita de Cachoeira Paulista, Dadá Diogo; o diretor executivo da Fundação João Paulo II, Felipe Jardim; o chefe de gabinete do TJSP Rodrigo Marques de Campos; integrantes do Ministério Público, da OAB, da Defensoria Pública, servidores e cidadãos cachoeirenses.
Sobre a comarca – Cachoeira Paulista, que pertence à 9ª Região Administrativa Judiciária, tem 12 mil processos em andamento, divididos entre a Vara Judicial e o Juizado Especial Cível e Criminal. São distribuídas, em média, 400 novas ações/mês e o fórum recebe cerca de 200 pessoas/dia. No local, trabalham 60 funcionários, além de estagiários e terceirizados.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) AC (fotos)