TJSP participa de homenagem aos 80 anos da Associação Paulista de Imprensa
O desembargador Décio de Moura Notarangeli, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, compareceu ontem (4) à sessão solene em homenagem aos 80 anos de fundação da Associação Paulista de Imprensa (API), na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Na cerimônia, conduzida pelo deputado estadual Fernando Capez, a mesa dos trabalhos também foi composta pelo presidente do Conselho Superior da API, Ives Gandra Martins; pelo presidente da API, Sérgio de Azevedo Redó; pelo senador Eduardo Suplicy e pelo deputado estadual Ricardo Costa, representando o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. “Uma associação só completa 80 anos quando tem credibilidade. A API, em sua trajetória, tem se dedicado à defesa da liberdade de expressão, da ética, do profissionalismo e da dignidade”, afirmou Fernando Capez.
O corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, foi homenageado com o Diploma de Defensor Emérito da Liberdade de Expressão Informação e Comunicação da API. Como não pôde comparecer, o título honorífico foi entregue ao juiz assessor da Corregedoria, Antonio Carlos Alves Braga Júnior, que o representou. Ricardo Costa, Eduardo Suplicy e Ives Gandra Martins também foram agraciados com o mesmo diploma. “A democracia que vivemos hoje tem a ver com o valoroso trabalho dos jornalistas de São Paulo. Comemorar os 80 anos da API é motivo de glória e honra para o povo brasileiro”, disse Ricardo Costa.
O senador Eduardo Suplicy sustentou que “é importante conclamar todo o povo brasileiro, em especial os jovens, que lutam por seus direitos, para que sigam os exemplos de Leon Tolstoi, de Mahatma Ghandi, e utilizem os meios da não violência. Acho que isso é muito importante nesse momento”, ressaltou.
Ives Gandra enfatizou que “a democracia tem como base a liberdade de imprensa. Sem ela não há democracia e os jornalistas entenderam e tomaram essa responsabilidade para si. Hoje estamos aqui, no Palácio Nove de Julho, comemorando os 80 anos da API e vivemos a verdadeira democracia”.
Sérgio de Azevedo Redó afirmou em seu discurso: “A API é mais importante do que muitos podem imaginar, por causa da atuação dos nossos associados. Em nossa trajetória nessas oito décadas, tivemos em nossos quadros valorosos nomes como Guilherme de Almeida, José Maria Lisboa, Cásper Líbero, Assis Chateaubriand e Monteiro Lobato”. Ele destacou que os jornalistas precisam lutar contra a corrupção e citou casos que foram divulgados recentemente pela mídia.
Também receberam o diploma o presidente da Academia Paulista de Letras (APL), Antonio Penteado Mendonça; o diretor de redação do jornal Folha de São Paulo, Otávio Frias Filho; o astronauta Marcos Pontes; além de jornalistas e personalidades que lutaram pela manutenção da liberdade de expressão.
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br