Comarcas do Estado também aderiram ao Outubro Rosa
Outubro é reconhecido como o mês de combate ao câncer de mama, em razão da realização do Outubro Rosa, movimento internacional que busca incentivar o autoexame e a mamografia, providências que levam ao diagnóstico precoce e ampliam a chance de cura da doença.
No intuito de sensibilizar a população, empresas e instituições públicas enfeitam seus edifícios com laços rosa ou os iluminam da mesma cor. O Tribunal de Justiça de São Paulo não poderia deixar de participar desse ato de conscientização e promoveu algumas ações, como a iluminação do Palácio da Justiça, palestra a respeito do câncer de mama e apresentação musical da pianista Juliana D’Agostini.
Comarcas do interior do Estado também aderiram ao Outubro Rosa. Em Santos, a juíza diretora do fórum, Tathyana Antonelli Marcelino Brabo, divulgou a campanha entre os funcionários. Por meio da rede social Facebook, os servidores trocaram informações sobre a prevenção do câncer de mama e, no último dia do mês, vestiram roupas rosa.
A servidora Anêda Nogueira Andrade Silva, escrevente técnico judiciário, do 1º Ofício da Fazenda Pública da Comarca de Campinas, pertencente à 4ª Região Administrativa Judiciária, sugeriu às demais regiões administrativas judiciárias que fizessem uma ação para marcar o mês de prevenção à doença. A sugestão lançada era que, no dia 31, os funcionários fossem trabalhar vestindo uma peça de roupa rosa. Participaram as comarcas de Campinas, Piracicaba, Itanhaém, Bauru, Tietê, Cerqueira César, Bariri, Macatuba, Avaré, Dois Córregos, Piraju, Itapeva, Santa Isabel, Praia Grande e os foros distritais de Pariquera-Açu e Itariri.
Outubro Rosa
A iniciativa teve início nos Estados Unidos, após a instituição, pelo Congresso Nacional americano, de outubro como mês nacional de prevenção do câncer de mama.
Nos anos 90, a fundação Susan G. Komen For The Cure instituiu o símbolo da luta contra a doença – o laço rosa – e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br