Taubaté recebe projeto “Administração Participativa”

Reunião da 9ª RAJ contou com a participação de juízes, servidores e representantes da municipalidade e região

 

        Na sexta-feira (8), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, foi a Comarca de Taubaté, para a continuidade do projeto Administração Participativa, uma de suas principais ações para aumentar a eficiência de gestão do Judiciário paulista.

        Desde 2012, o presidente Sartori visita as RAJs do Estado para conhecer de perto as dificuldades e as boas iniciativas do dia a dia de cada comarca. No encontro de trabalho, fatos positivos ou negativos foram relatados pelos magistrados e servidores e, de imediato, os juízes assessores e o secretário da Presidência que o acompanharam tomaram as medidas necessárias para as providências.

        Segundo o juiz diretor do fórum, Jorge Alberto Passos Rodrigues, o encontro foi muito aguardado na comarca. “É uma alegria sediar o encontro da 9ª RAJ, que tem sede em São José dos campos, e receber o presidente Sartori na comarca foi a oportunidade de agradecermos as conquistas obtidas na gestão.”

        Taubaté faz parte da 47ª Circunscrição Judiciária, a qual pertence também Tremembé, Caçapava, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, São Bento do Sapucaí e São Luís do Paraitinga. As quatro CJs que integram a 9ª Região Administrativa Judiciária abrangem 26 comarcas. A cidade tem 296.431 habitantes – segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – e no fórum há 154.763 processos em andamento, com cinco varas cíveis, três criminais, duas de execuções criminais, uma de família e sucessões, uma da fazenda pública, uma de infância e juventude e um Juizado Especial Cível e Criminal. Os trabalhos forenses e o atendimento no prédio, de cerca de mil pessoas/dia, são realizados por 300 funcionários, além de estagiários.

        Recebido por desembargadores, juízes e servidores, o presidente do TJSP iniciou os trabalhos com a conversa informal os servidores. Um dos assuntos mais comemorados na reunião foi a publicação, nesse dia, da primeira remoção instituída por critérios objetivos e criados por comissão integrada por juízes e servidores. Depois de quase uma hora apresentando a um auditório lotado o panorama atual do Judiciário paulista e entre muitas perguntas e agradecimentos, o presidente Sartori homenageou o oficial de justiça que desde 1979 está na comarca, Adalberto Stadtlober com a entrega de uma camiseta da campanha “Doar é Legal – A Vida é Recarregável”, o guia imobiliário do TJSP, o relatório de gestão e a cartilha do WikiTJ. Também o servidor Valdir Marcondes, que não é o mais antigo da comarca, mas está no serviço público há 42 anos, recebeu das mãos do presidente uma camiseta do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP.      

        A coordenadora da 47ª CJ Taubaté, desembargadora Zélia Maria Antunes Alves, que é nascida na cidade, além de participar de todas as reuniões do dia, esteve acompanhada pelo decano dos advogados do Vale do Paraíba, seu pai José Alves, e os também advogados da família José Alves Júnior (irmão), Paulo Roberto Bonafé (cunhado) e Aline Romeu Alves (sobrinha).

        Na reunião de trabalho com as autoridades também estavam presentes os desembargadores Luis Felipe Nogueira Junior, Dimas Rubens Fonseca e Paulo Celso Ayrosa Monteiro de Andrade (coordenador adjunto da 46ª CJ São José dos Campos); o juiz diretor do fórum e diretor da 9ª RAJ José Loureiro Sobrinho; o deputado estadual padre Afonso Lobato; o prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Monteiro Júnior; o vereador Joffre Neto, representando a presidente da Câmara; o presidente da Subseção da OAB Taubaté, Luiz Guilherme Paiva Viana; o vereador Nunes Coelho; o oficial do Setor de Justiça e Disciplina 1º tenente PM Mário Cesar Tonini, representando o comandante do 5º BPM-I Taubaté; o reitor da Universidade de Taubaté professor doutor José Rui Camargo; o delegado assistente Pedro Martins de Oliveira Campos Neto, representando o delegado seccional; o presidente da Câmara de Redenção da Serra, José Carlos Cursino; o secretário dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de Taubaté, Jean Soldi Esteves; a diretora da Fundação Casa Maria Moradei; os integrantes da Associação Comercial e Industrial de Taubaté Sandra Teixeira (presidente) e Leila Ferreira Moreira Roma (gerente); o diretor da Prefeitura de Taubaté Luiz Marcelo Falcão de Abreu; o assessor André Guedes, representando a vereadora Pollyana Gama e o assessor Michel Rocha de Faria, representando a vereadora Maria Gorete Santos de Toledo.

        Cada um dos presentes falou sobre a justiça taubateana e se colocou à disposição do Judiciário para as parcerias necessárias. José Alves, o decano dos advogados do Vale do Paraíba, fez um registro que emocionou os presentes garantindo que em seus muitos anos de militância na Advocacia não ter presenciado cena similar à que via naquele dia: o presidente do Tribunal de Justiça, ali, para ouvir deles sugestões para a melhoria da prestação jurisdicional.

        Na reunião de trabalho com cerca de cinquenta magistrados, o presidente Sartori falou dos principais assuntos relacionados à administração do Judiciário, das questões atinentes à nomeação e reposição de servidores, de questões institucionais e da compreensão e colaboração que tem recebido dos juízes de todo o Estado.

        Acompanharam o presidente Sartori durante todo o dia os juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges e Marcelo Lopes Theodosio, o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar e o chefe de gabinete Rodrigo Marques de Campos.

        Mais fotos no Flickr.   

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / DS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP