Dipocor inaugura Centro de Estudos e Reciclagem
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, compareceu hoje (12) à inauguração do Centro de Estudos e Reciclagem (CER) do Departamento de Inquéritos Policiais e Corregedoria da Polícia Judiciária (Dipocor), no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, na Barra Funda.
Com a criação do CER, iniciativa do juiz Kleber Leyser de Aquino, coordenador do Dipo e corregedor da Polícia Judiciária, o centro promoverá palestras quinzenais para os magistrados do setor, com duração de aproximadamente 45 minutos. “A inauguração do CER é muito importante para nós, pois representa uma política de trabalho, que, nos tempos modernos, não pode ser ignorada, que é a valorização, instrução e reciclagem do servidor público, buscando sempre a melhor prestação do serviço”, afirmou.
O magistrado também mencionou uma característica do trabalho no Dipo: a urgência das demandas. Como os pedidos precisam ser despachados com a máxima brevidade, surgiu a necessidade de criação de um local de estudo no próprio departamento, para facilitar o dia a dia dos magistrados. “Espero que esta iniciativa seja, com o passar do tempo, coroada de sucesso. As nossas decisões lidam, basicamente, com direitos fundamentais do cidadão e exigem reciclagem constante para uma prestação jurisdicional rápida e justa ao cidadão”, destacou Kleber Leyser de Aquino.
Como principais incentivadores do projeto, o juiz citou o presidente Ivan Sartori, o corregedor-geral José Renato Nalini e o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), Armando de Toledo, que apoiaram incondicionalmente a iniciativa. Também foi citado o vice-presidente da Febraban, Wilson Levorato; a juíza diretora do fórum da Barra Funda, Maria de Fátima de Oliveira; os magistrados do Dipocor e funcionários.
O desembargador Renato Nalini, afirmou que o coordenador do Dipocor tem realizado uma excelente gestão. “Com esta iniciativa está prestigiando um dos pontos altos da atual administração do TJ, que é a celebração de parcerias. Refiro-me ao apoio da Febraban e da Delegacia Geral de Polícia (DGP) do Estado de São Paulo.” O corregedor-geral também falou sobre a importância de se oferecer um serviço de qualidade à população. “A Justiça é um bem essencial. O Poder Judiciário é da população brasileira, funciona graças ao tributo que a população paga. Nós demos, hoje, mais um passo em busca desse objetivo.”
À solenidade estiveram presentes o comandante da 8º Distrito Naval, vice-almirante Liseo Zampronio; o comandante da 2ª Região Militar, general de Divisão João Camilo Pires Campos, representando o comandante do Comando Militar do Sudeste; o coronel aviador Ricardo Beltran Crespo, representando o comandante do IV Comando Aéreo Regional; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Samuel Alves de Melo Júnior; o juiz assessor da Presidência da Seção de Direito Criminal, Antonio Maria Patiño Zorz, representando o presidente; a juíza diretora do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira; o secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; o presidente da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados do TJSP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o desembargador Edison Aparecido Brandão; o delegado-geral de Polícia do Estado de São Paulo, Luiz Maurício Souza Blazeck; a superintendente da Polícia Técnico-Científica, Norma Sueli Bonaccorso; o diretor do Instituto de Criminalística, Antonio Vitório Cecere; o médico Celso Domeni, representando o diretor do Instituto Médico Legal (IML); o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fabio Augusto Pinto, magistrados e servidores.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br