Justiça condena homem que ofendeu policial e chutou viatura
O juiz Italo Morelle, da 11ª Vara Criminal Central da Capital, condenou, na última segunda-feira (11), um homem acusado de resistir à prisão e injuriar policiais durante abordagem.
De acordo com a denúncia, o réu estava embriagado e constrangendo pessoas na rua, motivo pelo qual foi abordado por policiais militares. Ao ser inquirido, cuspiu em um dos agentes e passou chutar a viatura, xingando-os.
Ao julgar a ação penal, o magistrado entendeu que o réu, apesar de negar os fatos a ele imputados, tornou-se agressivo por estar bêbado e atuou de forma contrária à lei. “Policiais, aí incluindo-se guardas civis, são agentes investidos pelo Estado, fardados e armados para grave missão. Têm, em seus atos e relatos, valia diferenciada. O réu afogou parte de seus sentidos no álcool que, ao que se depreende, torna-o avalentoado e agressivo, sendo tal fato merecedor de maior reprovabilidade”, afirmou.
Diante desses fatos, o condenou à pena de 5 anos e 6 meses de prisão, em regime inicial semiaberto, além do pagamento de 60 dias-multa.
Cabe recurso da decisão.
Processo nº 0007623-68.2012.8.26.0011
Comunicação Social TJSP – SO (texto) / AC (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br