Comarca de Cananéia comemora 30 anos de sua reinstalação
No último dia 12 a Comarca de Cananéia completou 30 anos de sua reinstalação. Para comemorar a data foi realizada no fórum uma cerimônia que contou com a presença do desembargador Jesus de Nazareth Lofrano, primeiro magistrado nomeado para a comarca, no ano de 1983.
No evento foram homenageados integrantes da comunidade jurídica na região, entre eles o desembargador; a juíza diretora do fórum, Fernanda Franco Bueno Cáceres; os advogados Helder Piedade (presidente da Subseção da OAB em Cananéia), Boanerges Prado Vianna (advogado mais antigo da comarca), Leonel Pedro Saletti (secretário da subseção da OAB em Registro no ano de 1983) e Roberto Pugliese (que ajuizou a primeira ação na cidade); o promotor de Justiça Guilherme Silva de Deus; o escrivão Jomari Farias da Rosa; e os oficiais de Justiça Rolando Salem e Antonio Vieira Martins.
A Comarca de Cananéia é considerada uma das mais antigas do Estado de São Paulo – foi instalada oficialmente em 20 de setembro de 1892 pelo magistrado Joaquim Guedes Alcoforado –, mas, na década de 60, foi extinta e incorporada a Jacupiranga. Somente em 1982, por meio de lei sancionada pelo então governador José Maria Marin, a cidade retornou à condição original. A solenidade de reinstalação ocorreu em 12 de novembro de 1983, na gestão do então presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Acácio Rebouças.
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / Comarca de Cananéia (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br