Câmara outorga ao presidente do TJSP título de ‘Cidadão Araraquarense’
Em razão da iniciativa da Mesa Diretora do Legislativo de Araraquara, o decreto nº 831, de 22 de julho de 2013, conferiu ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, o título de “Cidadão Araraquarense”. Na última quinta-feira (21), no auditório do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), em sessão conduzida pelo presidente João Farias, a outorga foi concretizada.
Primeiro a fazer uso da palavra, o presidente da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, João Milani Veiga, ressaltou a melhoria do Judiciário da comarca e de todo o Estado no biênio 2012/2013. Após sua fala, o presidente e ele assinaram o convênio de cooperação entre o TJSP e a OAB para a instalação da Central Facilitadora para a digitalização de petições em papel.
Para o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, as portas sempre abertas encontradas no TJSP foram responsáveis pelas parcerias “boas para os operadores de Direito, mas, sobretudo para a população”. Ele citou várias ações promovidas pelo presidente Sartori afirmando que os feitos não foram só para o Estado de São Paulo. “O faz pelo Brasil por isso essa homenagem de hoje é para a magistratura brasileira.”
Ao falar em nome do Judiciário, o juiz diretor do fórum de Araraquara, Heitor Luiz Ferreira do Amparo, agradeceu a cessão do espaço na Uniara e a oportunidade de tornar público “nosso agradecimento pelo seu trabalho à frente do Poder Judiciário do Estado de São Paulo”. “Inicialmente ficamos surpresos com a rápida implantação de medidas por todos esperadas há longos anos. Depois ficamos conscientes de que a nova administração chegou levada por novos ventos. Ventos de modernidade, de coragem, de comprometimento... Novos tempos, senhor Presidente, que nos levou a exercer nossas funções com segurança cientes de que Vossa Excelência, se necessário viria a público em nossa defesa.”
Aproveitando a oportunidade apresentada, o emocionado servidor de Araraquara, Mário Luís Shorwat, citou a implantação de ações como o Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra), a descentralização administrativa, os e-mails institucionais, o respeito à data da reposição salarial, ente outras. “Nunca a Presidência de nosso Tribunal valorizou tanto seus servidores como em sua gestão à frente do Judiciário paulista, o maior do país.”
Ao falar de improviso, o juiz diretor do fórum e da 6ª Região Administrativa Judiciária de Ribeirão Preto, Sylvio Ribeiro de Souza Neto, lembrou da luta do presidente pela compensação financeira ou de recursos pro parte da União em relação aos feitos de competência delegada e da abertura e empreendedorismo do presidente do TJSP que, ao receber, somente em 2012, mais de três mil pessoas no gabinete da Presidência uniu diálogo e transparência às realizações.
“Modernidade, humanidade e diálogo.” Essas foram palavras escolhidas pelo deputado federal Vanderlei Macris para definir o Judiciário paulista e seu novo momento. “Vai ficar um gosto de quero mais nessa tua gestão, senhor Presidente.”
Para o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, o Tribunal de Justiça hoje é outro. “Se a lei veda sua reeleição, está reeleita a sua política de administração. A política que o senhor implantou no Tribunal de Justiça.”
O título de “Cidadão Araraquarense” foi entregue por todos os vereadores do município. Antes do ato, João Farias relatou a conversa que originou a iniciativa da Mesa Diretora do Legislativo e agradeceu aos vereadores pela possibilidade de ele, como presidente da Câmara, ter a prerrogativa da homenagem.
Ivan Sartori se emocionou com carinho que demonstrado por aqueles que o antecederam no pronunciamento e pelo grande número de presentes à solenidade. “Ser escolhido pela terra muito me emociona. Sou um homem feliz por ter coalizão interna e externa. As ideias não são só minhas. Ninguém faz nada sem equipe, sem parcerias. Ao citar o juiz João Baptista Galhardo Júnior, agradeço a todos os magistrados que colaboram com a nossa gestão. Ouvi aqui palavras tocantes e agradeço também a homenagem dos servidores. Somos todos querendo tornar o Judiciário um poder melhor e mais estruturado. O reconhecimento do povo de Araraquara me deixa muito feliz.”
Se o desembargador Sartori estava radiante com o título recebido não menos contente estava a família Galhardo. Tida, havida e citada como a ‘família ícone do Direito de Araraquara’, o pai João Baptista Galhardo (tabelião do 1º Cartório de Registro de Imóveis e Protestos) e os filhos Sandra Maria Galhardo Esteves (desembargadora do TJSP), João Baptista Galhardo Júnior (juiz assessor da Presidência) e Adriana Galhardo (secretária-geral da 5ª Subseção da OAB) demonstraram a satisfação de ter, agora, como araraquarense o presidente do Tribunal de Justiça.
A cerimônia foi prestigiada também pelo deputado estadual Roberto Massafera; pelo magnífico reitor do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), Luís Felipe Cabral Mauro; pela coordenadora da 13ª Circunscrição Judiciária Araraquara, desembargadora Sandra Maria Galhardo Esteves; pelos vereadores de Araraquara Farmacêutico Jeferson Yashuda (vice-presidente), Roberval Fraiz, Elias Chediek, Aluísio Braz (Boi), Geicy Sabonete e William Affonso; pelos juízes de Araraquara Glauce Helena Raphael Vicente Rodrigues, Paulo Luís Aparecido Treviso, Fernando de Oliveira Melo, Mário Camargo Magano, Adriana Albergueti Albano, Hélio Benedini Ravagnani, Ivan Rodrigues de Andrade, Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante, Marco Aurélio Bortoloni e Rogério Bellentani Zavarize; pelo juiz diretor do fórum da Comarca de Monte Alto, Julio Cesar Franceschet; pela juíza diretora do fórum do FD de Américo Brasiliense Maria Cecilia Faulin dos Santos Reschini; pelo juiz diretor do fórum da Comarca de Matão, Gustavo Carvalho de Barros; pelo delegado titular do Núcleo Especial Criminal de Araraquara Edvaldo Ravena; pelo prefeito de Itápolis Júlio César Nigro Mazzo; pelo presidente da Câmara de Gavião Peixoto Joel Ribeiro da Silva; pelos juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares, João Baptista Galhardo Júnior, Marcelo Lopes Theodosio e Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges; pelo secretário da Presidência do TJSP Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, pelo chefe de gabinete do TJSP Rodrigo Marques de Campos; magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e OAB, servidores, professores e alunos da Uniara e cidadãos araraquarenses.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)