TJSP instala Vara do JEC e Cejusc no Foro Regional do Butantã
Ao som do Hino Nacional Brasileiro executado pelos músicos Fábio Sabino e Daniel Nakamura, o Foro Regional XV – Butantã recebeu, na sexta-feira (6), a instalação da Vara do Juizado Especial Cível e do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A solenidade, sob o comando do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori, traz para dois importantes serviços aos cidadãos que buscam no Judiciário a solução de seus conflitos.
No FR do Butantã as varas são 100% digitais (com exceção da de Violência Doméstica e Familiar), ou seja, não há processos em papel, apenas eletrônicos. A juíza responsável pela Vara do JEC, Mariella Ferraz de Arruda Pollice Nogueira, em seu discurso, agradeceu colegas do FR Butantã, em especial Mônica de Cássia Thomaz Perez Reis Lobo, que assume também a coordenação do Cejusc, os servidores que com ela trabalham, os integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil. “Estou muito grata e feliz, há muito trabalho a se fazer”, disse ao encerrar, não sem antes elogiar profícua gestão do presidente Sartori.
A juíza Mônica Lobo também elogiou a proximidade que a atual gestão trouxe entre a Presidência e os juízes de 1º grau e o apoio recebido dos juízes assessores. Para que haja excelência de atendimento ao público, lembrou importância dos trabalhos em conjunto, em especial, a colaboração que teve da Faculdade São Judas e do Ministério Público. Também fez uso da palavra o conselheiro da OAB SP, Maurício Januzzi Santos, representado o presidente da Seção São Paulo.
Durante a cerimônia, o presidente recebeu duas lembranças: uma em nome dos juízes e outra entregue por Ariel Salgado, em nome dos servidores. Ao fazer uso da palavra, agradeceu a forma calorosa como foi recebido e enalteceu a eficiência de todos. “Temos aqui as mulheres à frente dos trabalhos. Elas têm percepção mais aguçada para a conciliação nas divergências que chegam no juizado e no Cejusc.”
À cerimônia estiveram presentes a juíza diretora do FR XV Butantã, Margot Chrysostomo Corrêa, representando também o presidente da Associação Paulista de Magistrados; o presidente da Subseção da OAB Pinheiros, Pedro Ivo Gricoli Iokoi; a defensora pública do FR Butantã Diana Melo Nunes; o juiz da Comarca de Guarulhos, Marcelo Tsuno, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o juiz diretor do FR XI – Pinheiros, Juscelino Batista; o delegado divisionário os Cursos de Formação Acadêmica de Polícia, Dejair Rodrigues, representando o delegado-geral da Polícia Civil; o delegado de polícia Armindo Aparecido Miguel, representando o delegado titular da 3ª Delegacia Seccional Oeste; o comandante de CPA/M-5, coronel PM Ieros Aradzenka; os juízes do FR XV – Butantã Ana Paula Gomes Galvão Vieira de Moraes, Fabiana Kumai Tsuno, Mônica Lima Pereira, Renata Coelho Okida e Tatiane Moreira Lima; os promotores de Justiça Ana Paola Ferrari Ambra, Fernando Fietz Brito e Maria Alzira de Almeida; os juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares e Marcus Vinicius rios Gonçalves; Ivo Loyola representando o Instituto Butantã; o secretário da Presidência do TJSP Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar; o chefe de gabinete do TJSP Rodrigo Marques de Campos, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB e servidores da Justiça.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / GD (fotos)