Desembargador Amado de Faria é homenageado antes da aposentadoria
O 2º Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo (composto pelas 3ª e 4ª câmaras) homenageou hoje (10) o desembargador José Amado de Faria Souza em razão de sua aposentadoria, que será publicada no próximo dia 7.
Os desembargadores que compõem o Grupo proferiram palavras de agradecimento pela convivência com Amado de Faria, de carinho pelos anos de amizade e votos de felicidade nesta nova fase da vida.
Entre os que se manifestaram estava Luiz Antonio Cardoso, presidente do 2º Grupo, que destacou a carreira brilhante do homenageado, iniciada no Ministério Público, e afirmou que o colega é um exemplo a ser seguido por juízes, promotores e advogados. Para Ruy Alberto Leme Cavalheiro, a saída de Amado de Faria deixará um vazio na Corte paulista, mas seu trabalho servirá de modelo para muitas pessoas. Edison Aparecido Brandão disse que o desembargador “conseguiu cumprir sua missão de forma humilde. Foi um profundo representante da toga paulista”.
Geraldo Luís Wohlers Silveira também falou sobre a trajetória reta e brilhante de Amado de Faria: “A Justiça de São Paulo lhe deve muito pelo ardor do seu combate”. E Luiz Toloza Neto disse que a aposentadoria não é um momento de tristeza, mas de alegria, pois é a “coroação pelo excelente trabalho”.
Além dos integrantes do 2º Grupo, também se manifestaram o procurador de Justiça Angelo Patricio Stacchini e o desembargador Cesar Mecchi Morales, que ocupará a cadeira do homenageado.
Emocionado e com a voz embargada, Amado de Faria agradeceu as palavras carinhosas dos colegas e também a colaboração dos funcionários que o acompanharam ao longo de sua trajetória. ”Agradeço a Deus a oportunidade de vida profissional plena e abençoada e também pelos irmãos de coração. Que Deus os abençoe. Muito obrigado.”
A 3ª Câmara de Direito Criminal é composta pelos desembargadores Ruy Alberto Leme Cavalheiro, José Amado de Faria Souza, Geraldo Luís Wohlers Silveira, Luiz Antonio Cardoso e Luiz Toloza Neto. A 4ª Câmara é composta pelos desembargadores Euvaldo Chaib Filho, Luis Soares de Mello, Willian Roberto de Campos, Edison Aparecido Brandão e Ivana David (em substituição ao desembargador Ivan Sartori, presidente do TJSP).
Trajetória – Amado de Faria nasceu em 1954 na cidade de Tanabi e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (turma de 1979). Foi promotor de Justiça no período de 1980 a 1995, ano em que assumiu o cargo de procurador. Iniciou sua carreira na magistratura como juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, nomeado pelo Quinto Constitucional em 1999. Assumiu o cargo de desembargador do TJSP em janeiro de 2005.
Comunicação Social TJSP – SO (texto) / GD, AC e DG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br