Rubens Cury é homenageado em sua última sessão antes da aposentadoria
Na tarde desta quarta-feira (18), o desembargador Rubens Cury presidiu sua última sessão na 18ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo e foi homenageado em razão de sua aposentadoria, que será publicada no próximo dia 7.
O presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, compareceu especialmente para a homenagem. “Para mim é uma satisfação estar aqui hoje. Rubens Cury veio da advocacia, vestiu a toga e passou a dignificar a magistratura. Esta Câmara, sob sua presidência, tem enobrecido o Tribunal e sua saída é uma perda muito grande para esta Corte.” O homenageado cumprimentou o presidente pelo brilhantismo de sua gestão (biênio 2012/2013) e agradeceu as palavras carinhosas.
Os integrantes da 18ª Câmara também fizeram uso da palavra e exaltaram a carreira e o exemplo de vida de Rubens Cury. Entre eles o amigo Carlos Alberto Lopes, que falou sobre a honra de desfrutar da amizade sincera do magistrado por mais de 14 anos, desde os tempos do extinto 1º Tribunal de Alçada Civil (TAC). “O desembargador Cury, como eu o chamo carinhosamente, sempre recebeu a todos – colegas, funcionários, advogados e partes – sem medo do diálogo franco e sincero, mas com independência e honradez.”
Carlos Alberto Lopes lembrou também a primeira sessão de julgamento, da qual Rubens Cury participou no 1º TAC, ocasião em que afirmou que havia chegado ao Tribunal pelas portas da frente. “Hoje eu tenho a honra e o privilégio de dizer: Vossa Excelência deixa a magistratura e sai pela porta da frente, como adentrou.”
O desembargador Roque Mesquita entregou ao homenageado uma placa, ofertada pelos colegas de Câmara. “Como símbolo de nossa amizade, estima e consideração por você”, afirmou.
Os desembargadores Cesar Ciampolini Neto, Alexandre Lazzarini, William Marinho e Henrique Rodriguero Clavisio também fizeram uso da palavra. Enalteceram a amizade que nutrem pelo desembargador Rubens Cury e afirmaram que sua saída será uma grande perda para a Câmara. Desejaram felicidades ao amigo, na nova fase de sua vida. Os funcionários do cartório da 18ª Câmara também homenagearam o desembargador.
Rubens Cury, em seu discurso, agradeceu em primeiro lugar a sua família, especialmente a esposa pelos 50 anos de convivência. Os agradecimentos se estenderam aos amigos, servidores do cartório e de seu gabinete e aos integrantes da Câmara, “campeã de produtividade do TJSP”, como afirmou orgulhoso. “Ganhei muita experiência em minha passagem pela magistratura. E grandes amizades. A vida são os amigos que conquistamos e eu vou levá-los pela vida inteira. Muito obrigado”, disse o desembargador.
Trajetória – Rubens Cury nasceu em São Paulo em 1944 e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (turma de 1968). Ingressou na magistratura em 1999, como juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil, nomeado pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Advogado. Assumiu o cargo de desembargador em 2005.
Comunicação Social TJSP – VG (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br