Cejuscs de Catanduva e Limeira atingem grande número de conciliações
Catanduva
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Catanduva (Cejusc) se consolidou como uma alternativa rápida, eficaz e satisfatória para solucionar os conflitos na região. Durante os primeiros 100 dias de atuação, foram realizadas 142 sessões, com 129 acordos firmados, ou seja, 91% de audiências frutíferas.
A maioria das ações envolve conflitos familiares, relações de consumo, habitação, dívidas com instituições de ensino, acidentes de trânsito e problemas entre vizinhos. Quem procurou o Cejusc teve a chance de conversar e negociar com a outra parte em busca de uma solução adequada para ambos.
O juiz coordenador do Centro de Conciliação de Catanduva, José Roberto Lopes Fernandes, afirmou que os benefícios nos 100 primeiros dias de atuação foram concretos. “Graças aos acordos, comerciantes limparam seus nomes, podendo, assim, valer-se de novos créditos, além de estudantes que pagaram seus débitos e retornaram aos estudos. Algumas famílias aliviaram suas tensões ao resolver situações envolvendo guarda de menores, pensões alimentícias, entre outras demandas. Tudo de forma simples, rápida, desburocratizada e sem custo.”
Só a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e seus devedores na região evitaram o ajuizamento de aproximadamente 600 ações de rescisão contratual e reintegração de posse contra mutuários, mantendo assim o sonho da casa própria. Os altos índices de acordo em Catanduva mostram que a população já acolheu o Cejusc como nova porta de entrada do Poder Judiciário para solucionar os litígios.
Cejusc Catanduva
Rua do Seminário, 281 - Bairro São Francisco
Telefone: (17) 3531-4812 / 4813
Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas
Limeira
O Cejusc de Limeira também teve excelente atuação em 2013, proporcionando resposta rápida às demandas, com índices de acordos expressivos e, principalmente, pacificando os conflitos apresentados.
No ano passado foram obtidos 1.345 acordos em 1.823 audiências processuais (quando o caso já conta com ação judicial em andamento); além de 1.209 acordos em 2.230 audiências pré-processuais (quando não há processo na Justiça), atingindo um aproveitamento na área cível de 82% e 59% na área de Família. O valor movimentado nas demandas cíveis foi de mais de R$ 1,3 milhão.
O atendimento é prestado graças a convênio firmado entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Prefeitura de Limeira, que mantém a estrutura necessária para o funcionamento da unidade. O juiz coordenador do Cejusc de Limeira, Rilton José Domingues, disse que a ideia é ampliar o serviço em 2014. “Pretendemos, na medida do possível, aumentar esse atendimento à população, que ainda desconhece as possibilidades e as facilidades para a resolução de seus conflitos pelos métodos alternativos e consensuais.”
Cejusc Limeira
Rua Barão de Cascalho, 237
Telefone: (19) 3444-4206
Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br