TJSP prestigia posse do Tribunal de Justiça Militar
Nesta sexta-feira (7), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, prestigiou a cerimônia de posse dos cargos de direção do Tribunal de Justiça Militar do Estado. Na ocasião, foram empossados os juízes Paulo Adib Casseb (presidente), Fernando Pereira (vice-presidente) e Clóvis Santinon (corregedor-geral da Justiça Militar).
O evento foi iniciado ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar sob a regência do maestro 1º Tenente Músico PM Israel Alves de Oliveira.
O presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Marcos da Costa, relatou que os novos empossados são magistrados com trajetórias brilhantes, reconhecidas e aclamadas por todos que trabalham no âmbito da Justiça brasileira. “A nova cúpula é formada por autoridades profissionais e cidadãos que conduzirão essa importante missão com muita efetividade e sabedoria.” Ele também homenageou o presidente da gestão anterior, Orlando Eduardo Geraldi, que “deixou um balanço extremamente positivo, sendo um interlocutor atendo à advocacia”.
O subprocurador-geral da Justiça, Sérgio Turra Sobrane, representando o procurador-geral, disse que o Ministério Público trabalha em conjunto com as demais instituições para tornar a prestação jurisdicional mais célere e eficaz. “Os novos magistrados assumem a honrosa missão de comandar essa instituição que há mais de 70 anos presta relevantes serviços a Justiça Militar paulista. Aos que agora assumem, desejamos sorte e sucesso. O Ministério Público estará à disposição para ajudar a desempenhar o melhor para este tribunal.”
O 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Fernando Capez, cumprimentou a todos os presentes na pessoa do presidente de honra do evento, desembargador José Renato Nalini, por sua história como jurista, sua vida de correição e ética, voltada à magistratura. O deputado também enalteceu a trajetória do novo representante da Justiça castrense. “Eminente jurista, destacado professor, vem pelo 5º Constitucional com uma história de honra dentro da advocacia. Conte com a Assembleia Legislativa para compreensão dos problemas da Justiça e atuação conjunta. Que Deus ilumine os novos empossados em um momento tão importante”, declarou o parlamentar.
Para o presidente do TJSP, participar da solenidade da posse é reconhecer o prestígio da Polícia Militar de São Paulo. “Por partilhar de momentos importantes da PM nesses mais de 40 anos de carreira, aprendi a confiar na lealdade e na eficiência que uma instituição hierarquizada, que preza a ética e a disciplina, pode servir como exemplo a uma nação. Eu desejo sucesso a todos, ao Paulo, ao Fernando, ao Clóvis, sem deixar de mencionar aqui aqueles que saem, como o Geraldi, exemplo padrão de um comandante de tribunal. Tenho certeza de que essa gestão será coroada com o maior e mais pleno êxito”, concluiu.
O novo presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Paulo Adib Casseb, agradeceu a todos que o incentivaram e que o apoiaram nessa trajetória. “É um momento muito importante em minha vida. Ingressei na Justiça Militar há cinco anos e fui muito bem recebido. Fui e sou muito feliz judicando. É uma honra integrar essa Justiça de tradição ímpar. Agradeço imensamente.” Casseb também rendeu homenagens aos colegas empossados e ao presidente que agora sucede.
Além das autoridades que discursaram, também participaram da mesa dos trabalhos o subprocurador-geral da Justiça do Estado de São Paulo, Sérgio Turra Sobrane; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Dias de Moura Ribeiro; o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, desembargador federal Newton de Lucca; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, desembargadora federal Maria Doralice Novaes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Edgard Camargo Rodrigues; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro; o comandante da 2ª Região Militar, general de divisão João Camilo Pires de Campos; o comandante do 4º Comando Aéreo Regional (IV Comar), major-brigadeiro-do-ar José Geraldo Ferreira Malta; o comandante do 8ª Distrito Naval, vice-almirante Liseu Zampronio; o procurador-geral da Justiça Militar da União, Marcelo Weitzel Rabello de Souza; a vice-presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; o ex-governador Cláudio Lembo; o presidente do Superior Tribunal Militar, ministro general de Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, e o secretário-chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, representando o governador do Estado de São Paulo. Também compareceram ao evento muitos desembargadores do TJSP, secretários estaduais e municipais, integrantes do Ministério Público, advogados, defensores público, militares, policiais, servidores e familiares dos empossados. Veja a lista das autoridades.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / AC e DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br