TJSP e Ipea firmam convênio para estudo da demanda processual em 2ª instância
Convênio firmado entre o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) viabiliza a realização de estudo da evolução do estoque de processos na segunda instância da Justiça paulista no período de 2006 a 2012, além de estimativa para os próximos dez anos. O documento foi assinado na última quinta-feira (6) pelo presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini; pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; e pelo presidente do Ipea, Marcelo Cortes Neri.
O instituto terá acesso às bases de dados do TJSP – considerado um dos maiores tribunais do mundo – para dimensionar precisamente o estoque da segunda instância. O relatório final do trabalho será entregue ao TJSP após oito meses.
O convênio foi assinado em razão do interesse mútuo das instituições em diagnosticar gargalos estruturais que provocam entraves ao desenvolvimento econômico e social, com a consolidação de uma cultura de planejamento que transcenda as gestões do TJSP. Outro objetivo do Ipea é construir parâmetros de análise e de gestão que poderão servir de referência para outros órgãos e tribunais.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC e GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br