Pesar – Morre desembargador Alvaro Lazzarini, grande nome do TJSP
O Tribunal de Justiça de São Paulo está de luto em razão do falecimento do desembargador Alvaro Lazzarini, pai do desembargador Alexandre Alves Lazzarini, ocorrido ontem (16). Alvaro Lazzarini foi vice-presidente do TJSP, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (biênio 2004/2005) e se aposentou em abril de 2006. O corpo será velado até às 14 horas de hoje (17), no Salão dos Passos Perdidos, 2º andar, do Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº – Centro, São Paulo), de onde seguirá para o Cemitério do Morumby (Rua Deputado Laércio Corte, 468 – Morumbi, São Paulo).
A Presidência do Tribunal de Justiça, magistrados e servidores do Judiciário unem-se, neste momento, aos sentimentos dos familiares e amigos com os agradecimentos ao desembargador pelo trabalho em prol da Justiça de São Paulo. Em razão do ocorrido, foi decretado luto oficial por três dias, hasteando-se, a meio mastro, a Bandeira Nacional, na sede do Tribunal de Justiça e nas demais unidades do Poder Judiciário do Estado.
O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, lamentou o falecimento do estimado colega: “Perdemos um padrão de magistrado e de pessoa. Foi vice-presidente do Tribunal de Justiça e presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Integrou a Polícia Militar, foi assessor do ministro José Geraldo Rodrigues de Alckmin, quando este era corregedor-geral da Justiça de São Paulo. Ensinou na Academia do Barro Branco e em inúmeras outras faculdades. Escreveu excelentes livros sobre Direito Administrativo. Perco um grande amigo.”
O Tribunal de Justiça de São Paulo também está de luto pela perda de outros dois grandes desembargadores, que estavam aposentados: Getulio Correia das Neves, que faleceu na sexta-feira (14), e Isabela Gama de Magalhães Gomes, que faleceu ontem (16).
Alvaro Lazzarini – Natural de Jundiaí, formou-se bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), turma de 1962. Ingressou na magistratura três anos depois, nomeado como juiz substituto para a 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santo André. Passou por várias comarcas, até que em 1979 foi removido para o cargo de juiz substituto de 2º grau, pelo critério de merecimento. Em 1983, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e tornou-se integrante do Órgão Especial a partir de 1995. Foi eleito vice-presidente do TJSP para o biênio 2000-2001. Em 2001 foi eleito juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE), na classe desembargador, iniciando o primeiro biênio em fevereiro de 2002, quando acumulou os cargos de vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral. Em 2004, foi eleito presidente do TRE do Estado de São Paulo e aposentou-se em abril de 2006.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / DS (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br