Adolescentes participam de concurso de poesia na Fundação Casa em Guarulhos

        Na última sexta-feira (28), nas duas unidades da Fundação Casa, em Guarulhos, aconteceu a premiação dos vencedores do Concurso de Poesia idealizado pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude da comarca, Daniel Issler. Nos  rostos dos ganhadores, a satisfação pelo reconhecimento do talento desvendado e a surpresa pela descoberta de que são capazes de se desenvolver e mudar suas vidas. Um adolescente da unidade Casa Guayi ficou com a terceira colocação, enquanto que os segundo e primeiro colocados são da unidade Casa Guarulhos. Dos 35 adolescentes participantes, oito foram selecionados e receberam diplomas de participação.
        Como prêmio, os três primeiros colocados participarão do programa do radialista José Augusto Pinheiro, na Rádio Boa Nova de Guarulhos, onde lerão suas poesias. O primeiro colocado terá, ainda, o direito de participar, durante um dia, das atividades do grupo Poetas Ambulantes no transporte coletivo em São Paulo, e após, participará de um sarau.
         A ideia de realizar um concurso de poesia na Fundação Casa partiu do juiz da Vara e da Infância de Guarulhos, Daniel Issler, após o sucesso do 1º Concurso de Grafite do Socioeducativo de Guarulhos, em agosto de 2013. Para a concretização do projeto, o Judiciário local contou com a parceria do grupo Poetas Ambulantes, da Fundação Casa e da Secretaria Municipal de Cultura de Guarulhos, cujos integrantes compuseram a comissão julgadora.
        Segundo o magistrado, “foi difícil escolher os vencedores, pois os trabalhos estavam muito bons. Acreditamos que após esta experiência os adolescentes possam olhar a vida de uma maneira diferente, positiva”.
        Marcela Rehder, chefe de seção técnica da Fundação Casa Regional Vale do Paraíba, falou sobre os benefícios trazidos pelo concurso de poesias. “Com ações como essa a gente começa a quebrar o preconceito da sociedade, que infelizmente ainda existe, em relação à situação dos adolescentes. Outro ponto positivo foi a integração dos meninos com os Poetas Ambulantes. Já marcaram um jogo de futebol entre eles.” Juliana Caetano Reys, encarregada técnica da Casa Guarulhos, saudou os finalistas. “Com o concurso vocês descobriram seus talentos. Parabéns a todos vocês e aos seus familiares.” Maria de Lima Leite, representante da Secretaria Municipal de Cultura de Guarulhos, disse que a qualidade dos trabalhos a impressionou. “A iniciativa do doutor Daniel Issler foi maravilhosa e a parceria não pode parar. A expectativa é que  eles saiam daqui com uma nova visão de mundo.”
        Antes de escrever, os adolescentes participaram de quatro encontros com os integrantes dos Poetas Ambulantes. No primeiro, foram apresentados ao projeto e, nos três seguintes, foram realizadas oficinas sobre música, fotografia e poesia. “A forma como a gente abordou o tema foi o que impulsionou a participação dos meninos. Conseguimos conquistar aos poucos a confiança deles em nosso trabalho. No fim, a gente acabou aprendendo muito mais do que ensinando”, disse Mel Duarte, integrante dos Poetas Ambulantes.
        Durante o evento de premiação, os Poetas Ambulantes e os adolescentes declamaram suas poesias. “A mensagem que tenho para vocês é esta: a poesia tem o poder de libertar as pessoas, espero que vocês se abram para a ela e transformem para melhor o dia-a-dia de vocês”, disse Thiago Peixoto, também integrante do grupo Poetas Ambulantes. 
        Daniel Issler parabenizou a todos os parceiros e agradeceu aos participantes. “Fiquei maravilhado. Já sabia que seria um sucesso. Parabéns mais uma vez pela altíssima qualidade dos trabalhos.” Ao ser indagado sobre futuros projetos o juiz respondeu  afirmativamente. “Já tivemos o grafite e agora a poesia. Isso não para por aqui. Iremos continuar, pois futuramente pensamos em fazer uma exposição de fotografias.”   

        Comunicação Social TJSP – VG (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP