4ª edição do projeto ‘Cidadania e Justiça’ tem início em São Carlos

        O quarto ano do projeto Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, realizado pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos em parceria com o Poder Judiciário local, teve início no último dia 27, na Câmara Municipal de São Carlos.

        Estudantes com idades entre 9 e 11 anos participam do projeto, que tem o objetivo de aproximar as crianças e as instituições ligadas à Justiça, bem como desenvolver a cidadania pelo aprendizado da importância dos direitos e deveres de cada um na comunidade, da ética e da responsabilidade social. Para isso, juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares visitam instituições de ensino semanalmente.

        O trabalho com os alunos começa bem antes das palestras. A cartilha “Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”, produzida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, é distribuída aos alunos com antecedência e utilizada pelos professores em sala de aula, a fim de prepará-los para o dia da conferência.

        No ano passado, o projeto foi levado a, aproximadamente, 3,6 mil crianças e teve como resultado a publicação do livro A Escola e a Justiça: Trilhando Parcerias – Ano III, editado pela Diretoria Regional de Ensino e lançado em novembro, no Salão do Júri do fórum de São Carlos.

        Para o juiz André Luiz de Macedo, titular da 3ª Vara Criminal da Comarca e um dos responsáveis pela iniciativa, a obra, composta por redações e desenhos, revelou o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano e incentivou a retomada do projeto em 2014, com expectativa de que outra importante obra venha a enriquecer e estimular a formação da cidadania, com reflexo para toda a sociedade.

        O evento contou ainda com a presença da dirigente regional de ensino de São Carlos, Débora Gonzales Costa Blanco; a promotora de Justiça Neiva Paula Paccola Carnielli Pereira; o defensor público Adriano Buosi; o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar - São Carlos, capitão PM Jefferson Lopes; o advogado David Pires; a assistente da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo Mirian Gironda; o delegado de polícia Edmundo Ferreira Gomes, que representou o delegado seccional, e outros convidados.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / Cosmo Roncon Jr. (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP